Estudantes lotam o Teatro Municipal para palestra sobre o rio Paranapanema

assessoria 17/10/2018 - 18:52:02 Diversos

Estudantes da Emef José Alves Martins lotaram o Teatro Municipal na tarde de quarta-feira (17) para a palestra do piloto de aventuras Lu Marini, que falou sobre sua expedição por toda a extensão do Paranapanema percorrida durante 15 dias, entre março e abril de 2016, começando em Capão Bonito e terminando no município de Rosana, onde o rio desagua no Paraná. A palestra especial faz parte da exposição fotográfica “Rastreando o Rio Paranapanema”, que fica no Municipal até dia 24 de outubro, com entrada franca.

Marini, que é natural da cidade de Itu (SP), relatou sua aventura ao longo de 987 quilômetros, passando por 18 cidades e somando 32 horas de voo, vivenciando experiências e ouvindo relatos de quem vive às margens do rio. O material captado deu origem a um livro e um documentário, lançados em Ourinhos, em 2017 e agora expostos no Teatro Municipal. Também estão à vista do público os equipamentos de voo utilizados pelo piloto e um documentário sobre um dos rios mais limpos e importantes do estado de São Paulo. 

Continua depois da Publicidade

A exposição “Rastreando o Rio Paranapanema” integra o Projeto Rios, iniciado em 2014, quando Lu Marini decolou para sobrevoar toda a extensão do Rio Tietê. Depois, o piloto sobrevoou os rios São Francisco, Paranapanema, Rio Doce e Araguaia, sempre em busca de aventuras, que documenta para apresentar ao público as diversas facetas desse imenso Brasil.

MAIS CULTURA

Ao longo do mês de outubro a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Cultura, promove agenda cultural com vasta programação. A ação faz parte projeto do Prefeito Lucas Pocay de levar a cultura de Ourinhos a diversos pontos do município, incentivando as produções das escolas municipais de teatro, bailado e música.

BAILADO

Alunos da Escola de Bailado se apresentam dia 20 de outubro, às 16h, na Festa da Primavera promovida pela Emef Salem Abujamra e, no dia 31, às 19h, nas comemorações de 80 anos do Tiro de Guerra de Ourinhos.

FESTIVAIS

A qualidade do corpo de baile de Ourinhos faz com que os artistas se apresentem constantemente em festivais da região e até no exterior. Nos dias 19 e 20 de outubro o Grupo Juvenil da Escola Municipal de Bailado participa da seletiva do prêmio “Arte em Cena”, em Barueri. E nos dias 20 e 21, o corpo principal de bailarinos vai até Barra Bonita para o 10º Festival Internacional de Danças Urbanas “Becos Evolution.”

MÚSICA

Na terça-feira (23), a partir das 19h30, a Orquestra de Cordas da Escola Municipal de Música se apresenta nas Fio (Faculdades Integradas de Ourinhos), como parte das atividades do Outubro Rosa.

EXPOSIÇÃO

Até dia 24 de outubro o Teatro Municipal “Miguel Cury”, recebe a exposição “Rastreando o Rio Paranapanema”, idealizada pelo empresário e piloto de aventuras, Lu Marini. O teatro abre ao público das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone 3322-2962.

POESIA

Também no Teatro Municipal, no dia 31 de outubro, a partir das 19h30, ocorre a premiação do 11º Concurso de Poesias. A Secretaria da Cultura informa que todas as quartas-feiras, na Casinha da Memória, em frente ao Terminal Interurbano, ocorre o curso “Ourinhos Através da História”, com série de fatos marcantes ao longo dos 100 anos que a cidade completa em dezembro próximo.

Publicidade

Parceiros