Programa Merenda de Qualidade garante cardápio balanceado e rico em vitaminas para 10 mil alunos da rede municipal

assessoria 08/11/2018 - 18:11:33 Cidade

O programa Merenda de Qualidade da Prefeitura de Ourinhos oferece diariamente um cardápio balanceado por nutricionistas e rico em vitaminas para 10 mil alunos da rede municipal. O menu é elaborado mensalmente pela equipe de nutrição, que define os melhores alimentos para serem consumidos de acordo com a idade de cada aluno. Ao todo são servidas 24 mil refeições por dia para os estudantes das NEI (Núcleo de Educação Infantil), Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental), além dos alunos da ETEC.

Os ingredientes atendem às determinações do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do Tribunal de Contas do Estado. Segundo a Chefe de Gestão e Alimentação Escolar, Marília Máximo, o setor de nutrição desenvolve ações técnicas e administrativas, aplicando os recursos públicos de forma eficiente e responsável.   

Continua depois da Publicidade

“Sendo assim, podemos oferecer alimentos que compõe uma dieta rica e saudável para os estudantes e, para alunos com restrição ou intolerâncias, comprovadas por laudo médico, cardápios adaptados a cada necessidade, como leite sem lactose, macarrão sem glúten, margarina sem leite, fórmulas lácteas e adoçante.”

Marília explica que com a implantação do Programa, e inovando neste atendimento, o Setor de Nutrição, deixou de oferecer formulados, enriquecendo ainda mais o cardápio com carboidratos complexos como arroz integral, arroz parboilizado, feijão preto, macarrão integral, biscoitos integrais, aveia, chocolate 50% cacau, suco 100% integral de uva, além de farinha de arroz, leite e biscoitos sem lactose. Além do aumento das porções de frutas, verduras e legumes e acréscimo de pão de fôrma, bisnaguinha integral e cookies.

            A chefe de gestão e alimentação escolar informa ainda que o setor de nutrição oferece frutas, legumes e vegetais frescos e variados, produzidos por agricultores locais, atendendo aos mais de 30% de compra da Agricultura Familiar, exigidos pelo PNAE, aproximando a produção do consumo e movimentando a economia local.

“A responsabilidade se estende às boas práticas de manipulação e preparação, fazendo com que visitas técnicas de nutricionistas sejam um constante apoio e orientação aos cozinheiros, que têm seu desempenho avaliado, recebendo capacitações frequentes, bem como utensílios e equipamentos que facilitem o trabalho e favoreçam a produtividade.”, completa.

            Segundo Marília, também são feitas as instalações e manutenções de telas e a vedação de arestas em portas e janelas das cozinhas das escolas municipais, impedindo a entrada de insetos nos ambientes de produção da alimentação escolar com o objetivo de controle higiênico-sanitário.

            Outro diferencial do Programa Merenda com Qualidade está na compra dos alimentos que devem ser seguros e nutricionalmente adequados. Para isso existe uma preparação de amostras no pregão, para avaliação técnica da embalagem, da rotulagem e análise sensorial dos produtos, realizada pelos nutricionistas com a presença de membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) e do veterinário da Vigilância Sanitária.

“Além do teste de amostras, são realizados testes para introdução de novos alimentos, avaliando a aceitabilidade do produto pelos alunos.”

            Por fim, também atendendo a exigência do PNAE de promover uma educação alimentar e nutricional, e devido à elevação dos índices de obesidade infantil, é promovido o projeto de Educação Nutricional, com palestras educativas que informam e orientam os pais dos alunos das NEIs sobre mudanças de hábitos e atitudes alimentares adequadas.

Publicidade

Parceiros