Acolhidos pelo Centro Pop ganham oportunidade de uma nova vida em sociedade

assessoria 28/11/2018 - 12:49:27 Diversos

Antes da gestão do Prefeito Lucas Pocay, muitos ficavam nas ruas e agora foram acolhidos com dignidade e respeito

 

Continua depois da Publicidade

         Prestes a completar dois anos de funcionamento após ser totalmente remodelado, o Centro Pop, órgão da Secretaria Municipal da Assistência Social, mantido pela Prefeitura de Ourinhos, se tornou um local de referência para a recuperação de andarilhos e pessoas em situação de rua. Cerca de 20% dos acolhidos conseguem uma nova vida ao serem reinseridos às suas famílias, terem acesso a moradias ou entrarem no mercado de trabalho.

         DIGNIDADE
         Ao todo, a entidade mantém 50 vagas de acolhimento especializado, além do atendimento oferecido aos que passam pelo local diariamente, seja por meio da abordagem de assistentes sociais ou por conta própria. Todos têm direito a banho, quatro refeições diárias, cama, acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais, encaminhamento a consultas e tratamento médicos, atividades recreativas e aprendizado para geração de renda.

         NOVA VIDA

         Segundo informações da Secretaria Municipal da Assistência Social, quase a totalidade dos acolhidos são de Ourinhos e a maioria dos assistidos são moradores da Vila São Luiz, pessoas que moram com suas famílias no bairro e que durante o dia frequentam as atividades do Centro Pop. Até outubro deste ano, 1727 pessoas foram atendidas pelo Centro Pop.

         ATIVIDADES
         A principal atividade promovida com os assistidos no local é a Horta Mandala, sistema que integra o plantio de hortaliças com um galinheiro e que foi destaque nacional em recente reportagem da TV Record. Além de aprender um ofício que pode gerar renda quando o acolhido sair do Centro Pop, a horta produz alimentos que são consumidos nas refeições oferecidas pela entidade. O excesso de produção é distribuído para entidades assistenciais de Ourinhos. O projeto deu tão certo que já foi implantado nos quatro Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Ourinhos, servindo como fonte de alimentos frescos para a população carente de dezenas de bairros.

         RECUPERAÇÃO
         Antes da atual administração tomar posse, o Centro Pop estava abandonado e os andarilhos eram frequentemente vistos pela cidade, sem amparo algum. Logo nos primeiros dias de mandato, o Prefeito Lcuas Pocay determinou a reforma completa da entidade e a implantação do projeto de reinserção social das pessoas em situação de rua. O imóvel, até então abandonado, recebeu reparos que tornaram o ambiente acolhedor e humano.

         CIDADANIA
         O Prefeito Lucas Pocay ressalta que o novo espaço é uma oportunidade para pensar o verdadeiro propósito das políticas que buscam resgatar princípios familiares, respeito e o amor ao próximo.

         “Hoje temos um novo clima no Centro Pop, com respeito ao próximo e aos direitos de cada cidadão. Há muitas pessoas hoje que perderam a vontade de viver, de sonhar, não sabem mais o que é o amor de uma família. Nossas ações de mudanças querem resgatar essa ponte de integração e afetividade para que eles possam voltar a ter dignidade e possam se sentir felizes”, ressalta o Prefeito.

         VEREADOR CARLINHOS DO SINDICATO É CONTRA TRABALHO PARA PESSOAS CARENTES

         O vereador Carlinhos do Sindicato soltou um carro de som agitando a população para pressionar o Poder Executivo para fechar o Centro Pop, indo na contra mão do trabalho social desenvolvido com sucesso no resgate da dignidade dessas pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.
         Chama atenção tal medida do vereador ser contra o trabalho com pessoas carentes e que as dificuldades e situações da vida as fizeram chegar no ponto de viver nas ruas em condições precárias, sendo necessário o apoio da Prefeitura para ter forças para sair desse contexto.
         Caso não tivesse o Centro Pop, dezenas de pessoas que hoje são acolhidas no local estariam nas ruas da cidade, sendo mais um problema social a ser enfrentado.

Publicidade

Parceiros