Veículos apreendidos são despejados na via pública de Ourinhos

WWW.REPORTERNARUA.COM.BR 06/12/2018 - 19:00:15 Noticias

Quem passou pela Rua Vitório Christoni, no Jardim Santa Fé, na manhã desta quinta-feira (06) foi surpreendido ao encontrar uma fila extensa de veículos apreendidos, estacionados em plena via pública de Ourinhos. O fato chamou a atenção dos leitores, que entraram em contato com o Portal Repórter na Rua para denunciar a situação. "É responsabilidade de quem?" questionou um dos internautas.

O Repórter na Rua foi afundo e ouviu os dois lados da história. Por um lado, uma empresa Ourinhense que perdeu a licitação e consecutivamente a concessão do pátio de apreensão de veículos; por outro lado, uma empresa Santa-cruzense que venceu o pleito e agora é a responsável pelo acervo de veículos recolhidos.

Continua depois da Publicidade

Por telefone a nossa equipe entrevistou o proprietário do Pátio Lucca Jr. Segundo ele, os veículos foram colocados na rua, pois já não são de responsabilidade do mesmo. "Perdi a licitação. Eles (Grupo Carvalho) estão recebendo e os veículos ainda estavam no meu pátio. Fiz isso para apressar ele a retirar os carros de lá e poder limpar meu espaço", destacou o empresário Ourinhense.

Já o empresário Fernando Carvalho se encontrou com a equipe RNR, e munido de vários documentos, comprovou que há um prazo para que os veículos fossem retirados e que havia um empecilho na documentação entre pelo Lucca Jr. "O nosso pátio em Santa Cruz é algo extremamente rigoroso e organizado. Lá nós separamos os veículos apreendidos pela Polícia Civil, Militar e Judicial. Não tem como fazer está mistura", apontou.

Ele citou isto, pois segundo o empresário, a equipe do pátio Lucca Jr não estava apresentando a documentação necessária para retirar ou identificar os veículos. "Exemplo disso, é que lá tem cerca de 500 automóveis e foi liberado a documentação de uma pequena quantia. Esses carros e motos que foram identificados a gente já levou para o nosso pátio, o restante vamos levar conforme for sendo entregue os documentos", disse Carvalho.

O Santa-cruzense relatou que foi notificado no dia 17 de outubro de 2018 para que fosse feito o transbordo do acervo de veículos apreendidos. "Por lei temos 90 dias de prazo; então o prazo vai até 15 de Janeiro de 2019. Mas não esperamos muito e já iniciamos os trabalhos de remoção e estoque no novo espaço, porém como eu disse, uma grande parte dos veículos guardados lá estão sem documentos, alguns até sem placa", concluiu.

Outra situação que chamou a atenção da equipe de reportagem, é que por várias vezes os guincheiros da empresa Grupo Carvalho tentou retirar os veículos estacionados em plena via pública de Ourinhos, afim de liberar o local e evitar incidentes, mas foram impedidos por funcionários do Pátio Lucca Jr. O fato só mudou após o empresário Ourinhense dar entrevista ao RNR por telefone. "Eu só tirei para ele levar embora mais rápido; estão liberados", destacou Arnaldo de Lucca Jr.

Modelo de concessão de Ourinhos é destaque no Estado de São Paulo.

Exemplo da Central de Videomonitoramento implantado pelo Prefeito Lucas Pocay, em parceria com a empresa Service Security, que se tornou referencia nacional e até internacional, o modelo de concessão pública do pátio de apreensão de veículos de Ourinhos, também é um grande marco da administração dos 100 anos do município.

Ourinhos saiu na frente até mesmo das grandes regiões metropolitanas e criou uma concessão pública para a apreensão de veículo. "Esta nova forma de concessão é vantajosa para a prefeitura. Agora todo veículo liberado deve ter nota fiscal e com isso a prefeitura ganha o imposto da nota; além do município receber uma autorga por veículo liberado após a apreensão. Exemplo, se a gente liberar um veículo apreendido por R$1.000,00 (Um mil reais), a prefeitura recupera o imposto da nota fiscal, mais o percentual de 11% de autorga", destacou o empresário Carvalho.

Ele aproveitou para elogiar a administração do Prefeito Lucas Pocay. "O prefeito foi bastante feliz neste projeto. Foi algo inovador e virou referencia no estado de São Paulo. Várias prefeituras estão usando este modelo como exemplo e criando a concessão pública", finalizou o Santa-cruzense

Publicidade

Parceiros