Prefeito Lucas Pocay anuncia obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água

assessoria 11/01/2019 - 22:21:11 Cidade

O prefeito Lucas Pocay visitou na tarde de terça-feira (08) a ETA (Estação de Tratamento de Água) da SAE, na Vila Brasil. Ele acompanhou o processo de captação, tratamento e distribuição de água e anunciou as obras de ampliação do sistema de abastecimento para acabar com a falta d´água em Ourinhos, problema que se arrasta há mais de 10 anos. Outras medidas que já estão sendo tomadas são a construção de novos poços profundos, a começar pelo Jardim Itamaraty, o conserto de vazamentos na rede de distribuição e a substituição de hidrômetros.

Lucas esteve na ETA com os vereadores Abel Fiel, Raquel Spada, Sargento Sérgio e Carlinhos da Lambo; o Deputado Estadual Ricardo Madalena; e os diretores da SAE Edna Domingos e Silvio Camargo.

Continua depois da Publicidade

Munido de documentos e relatórios do Tribunal de Contas do Estado, Lucas revelou que entre os anos de 2014 e 2016, o balanço da autarquia fechou com prejuízo de mais de R$ 8,5 milhões, mas devido á política de cortes de gastos empregada em sua gestão, nos últimos dois anos foi possível deixar em caixa cerca de R$ 14 milhões para investimentos.

“Pegamos uma situação precária nas finanças da SAE. Fizemos caixa, sem deixar de valorizar os servidores da SAE. Temos caixa hoje para investimentos que faremos este ano como a ampliação da ETA. Já compramos macromedidores para determinar com exatidão a perda de água em vazamentos; estima-se que só 40% da água distribuída chegam nas casas. Também faremos a perfuração de novos poços, além da gestão dos poços existentes para melhorar a eficiência na produção de água. Por fim vamos trocar todos os hidrômetros da cidade”, informa Lucas.

A ETA de Ourinhos foi construída em 1962. Possui duas lagoas de decantação e quatro sistemas de filtragem. A cidade cresceu, a população aumentou, mas ao longo de quase 60 anos a Estação de Tratamento sofreu pouca intervenção. Para atender todos os moradores de

Ourinhos, pelo menos mais uma lagoa de decantação e outro sistema de filtragem precisam ser construídos.

O Deputado Ricardo Madalena acompanhou a visita do Prefeito Lucas Pocay e manifestou apoio às iniciativas para acabar com a falta d’água de Ourinhos.

“Quero agradecer por visitar e ter conhecimento sobre o comprometimento de Lucas e dos vereadores da base, que estão pensando no bem estar da população de Ourinhos. Estamos aqui para ser parceiros, porque aqui sabemos que o prefeito é sério e comprometido, por isso pode contar com a gente”, diz Madalena.

Publicidade

Parceiros