Equipamento proporciona controle eficaz para minimizar o problema da falta de água na cidade

assessoria 15/01/2019 - 21:54:58 Cidade

Os oito macromedidores eletromagnéticos comprados pela SAE, como uma de várias ações para resolver o problema da falta d’água em Ourinhos, chegaram na última sexta feira (11/01). Com esse equipamento, a ser instalado no sistema de produção e nas adutoras de saída da ETA - Estação de Tratamento de Água, será possível quantificar os volumes aduzidos e estimar a perda de água tratada no sistema.

Suspeita-se que pelo caminho que a água percorre em toda rede de abastecimento do município a perda de água seja em torno de 60%. Uma perda impensável já que há anos a população vem sofrendo com a escassez de água em períodos de muito calor, quando o uso atinge patamares muito elevados de consumo.

Continua depois da Publicidade

A macromedição consiste num conjunto de medições feitas no sistema de água, tanto na produção quanto no abastecimento, monitorando a vazão e auxiliando o gerenciamento de todo o sistema de maneira adequada. Com informações fundamentadas, a SAE poderá traçar estratégias de redução e controle de perda de água verdadeiramente eficazes para minimizar o problema da falta d’água no município.

Além da instalação dos macromedidores, o Prefeito Lucas Pocay determinou que a SAE faça os investimentos necessários com a ampliação da ETA – Estação de Tratamento de Água, construída há quase 60 anos e que até hoje não recebeu melhorias como por exemplo no sistema de filtragem, já que a cidade cresceu e a população aumentou demasiadamente.

De acordo com o Superintendente da SAE Eng. Marcelo Simoni Pires, simultaneamente é necessário que também sejam feitas obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), cujo processo licitatório do projeto básico, priorizando as intervenções em adutoras e redes, já está em andamento. Além disso, o edital para perfuração de um poço profundo com licitação prevista para o inicio de março de 2019 também já foi iniciado.

LOCAIS ONDE SERÃO INSTALADOS OS MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS

Poço Diamantes - Sistema de produção na saída para reservatório apoiado, situado no Jardim das Paineiras.

Poço São João - Sistema de produção na saída para reservatório apoiado, situado à Rua Alpino Burati.

Recalque 2/Paineiras - Sistema de distribuição na saída para reservatório apoiado, situado no Jardim das Paineiras.

Recalque 2/Anchieta - Sistema de distribuição na saída para reservatório apoiado, situado no Jardim Anchieta.

Recalque 2/Minas Gerais - Sistema de distribuição na saída para reservatório apoiado, situado no Parque Minas Gerais.

Recalque 2/Centro - Sistema de distribuição na saída para reservatórios situados no Centro.

Recalque 1/ETA - Sistema de produção na saída para a Estação de Tratamento de Água.

Recalque 2/Filtros - Sistema de produção (medição do volume de serviço, utilizado na lavagem dos filtros ETA) na saída para lavagem de filtros

Publicidade

Parceiros