TECNOLOGIA SESI de Ourinhos vai ganhar um Fab Lab

ACE Ourinhos 29/01/2019 - 03:22:05 Artigos

Robson Martuchi, representante da FIESP/SESI/SENAI, visitou Fab Lab de Presidente Prudente

A escola do SESI de Ourinhos vai ganhar em breve um Fab Lab, um tipo de “laboratório de fabricação” ou “pequena oficina”, mas totalmente voltado a fabricações a partir de plataformas digitais. Quem traz a notícia é o diretor regional da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), engenheiro Robson Martuchi. “Mais uma vez, o SESI, mantido pela FIESP, capitaneado por nosso presidente Paulo Skaf, sai na frente, oferecendo a alunos, professores e comunidade uma das ferramentas de inovação mais modernas na atualidade”, anuncia Martuchi.

Continua depois da Publicidade

Já pensando no início das atividades do Fab Lab do SESI em Ourinhos, Robson Martcuhi visitou uma unidade em funcionamento na cidade de Presidente Prudente. Em sua companhia, esteve o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) e também membro do Conselho Consultivo da FIESP, Diógenes Corrêa Leite. “Toda inovação é sempre bem vinda a nossa cidade, sobretudo quando ela pode se reverter em capacitação para o trabalho e geração de renda”, disse Diógenes.

Segundo a enciclopédia virtual Wikipedia, “um Fab Lab é geralmente equipado com um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por um computador que cobrem diversas escalas de tamanho e diversos materiais diferentes, com o objetivo de fazer ‘quase tudo’, incluindo produtos tecnológicos geralmente vistos limitados apenas a produção em massa”.

De acordo com Robson Martuchi, os espaços Fab Lab contam com equipamentos como impressoras 3D, cortadoras laser, softwares de modelagem, fresadoras, entre outros, além de professores e cursos que ensinam os alunos a usarem essa tecnologia. “O Fab Lab será instalado pela FIESP no SESI justamente por ser um ambiente educacional de excelência, preocupado com a boa formação de nossos jovens, com foco no mercado de trabalho”, esclareceu Martuchi.

Para o diretor regional da FIESP, esse é um caminho que deve ser trilhado com rapidez por todo município. “Estamos nos mobilizando para ajudar nossa cidade a entrar na era da indústria 4.0, e o Fab Lab vem somar nesse sentido”, pondera Martuchi.

Dia 20 de fevereiro será realizada no SESI a primeira reunião do Conselho Consultivo do SESI/SENAI. Segundo Robson Martuchi, está sendo programada a ministração de uma palestra sobre a indústria 4.0 por um especialista indicado pela FIESP e SENAI. “Também faremos um tour por um unidade móvel que permitirá vivenciar na prática as possibilidades geradas pela chamada quarta revolução industrial”, finalizou Martuchi.

Publicidade

Parceiros