FIQUE ATENTO ÀS TARIFAS DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS. O VALOR COBRADO PODE PASSAR DOS 500 REAIS POR ANO, ALERTA RICARDO MADALENA

assessoria 30/01/2019 - 15:39:50 Noticias

Taxas, impostos, boletos, contas que não param de chegar e ainda pagamos muitas vezes por serviços que nem sabemos que existem e sequer nos interessa. É o caso dos serviços bancários. Muitos clientes pagam por um serviço que não usa. O gasto pode passar dos 500 reais por ano. “O cidadão precisa se dar conta do tanto que gasta com esses serviços que sequer utiliza”, disse o deputado Ricardo Madalena.

Além de serem muitas vezes inúteis, o valor cobrado é sempre acima da inflação. Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em 2017 os serviços bancários tiveram um reajuste médio de 12,6%, equivalente a 4,6 vezes a inflação do período. E tudo leva a crer que o aumento acima da inflação se repetiu em 2018.

Continua depois da Publicidade

“É preciso ficar atento às tarifas dos serviços bancários”, alerta Ricardo Madalena.  Para o Idec, ospacotes de serviços bancários oferecidos na abertura de contas muitas vezes não levam em consideração as reais necessidades do cliente, mas sim o perfil de renda, resultando em contratações caras e serviços não utilizados. Por isso, é necessário estar atento às suas reais necessidades e não ser induzido ao erro.

Para Ricardo Madalena, é importante saber escolher o melhor pacote que vai atender as necessidades do cliente. “É inadmissível pagar por ano um custo tão elevado quando sequer utilizamos os serviços”.

Recente reportagem da TV Record mostrou que 43% dos clientes de bancos não sabem quanto pagam pelas taxas dos serviços oferecidos. 

Publicidade

Parceiros