Justiça apura irregularidades na Recicla Ourinhos e SAE realizará licitação para lisura e transparência no processo

assessoria 18/02/2019 - 16:17:35 Cidade

A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos prepara edital de licitação para contratar empresa de coleta seletiva de lixo. O contrato com a Recicla Ourinhos, atual operadora da coleta e reciclagem de lixo em Ourinhos terminou no início de 2019, sendo prorrogado por mais 60 dias. O processo licitatório é necessário para garantir transparência ao processo de escolha da empresa, uma vez que a Recicla Ourinhos está envolvida em série de denúncias investigadas pelo Ministério Público.

         “Quando assumimos o mandato percebemos algumas irregularidades. Não faziam pesagem direito, dos 100 cooperados só 30 tinham cadastro obrigatório na assistência social. Ministério Público está acompanhando. Queremos agir sempre com transparência porque a população cobra isso dos políticos. Respeito muito as pessoas que trabalham na reciclagem, elas têm meu apoio, não vou abandoná-las, mas precisamos que se faça a contratação da empresa da forma correta”, declara o Prefeito Lucas Pocay.

Continua depois da Publicidade

         Lucas revela que antes de assumir o mandato, em 2017, a contratação da empresa para fazer o trabalho de reciclagem era de forma direta sempre com a Recicla Ourinhos. “Mas devido às irregularidades que estão sendo investigadas, queremos o certo. Visando o respeito à população e ao dinheiro público estamos fazendo a licitação para que todos possam acompanhar o processo. Vale ressaltar que a Recicla não está impedida de participar desse processo licitatório”, explica.

         Segundo a SAE, desde de 2017 está em curso no Ministério Público a apuração de denuncias de improbidade administrativa e irregularidades estatutárias na constituição da Recicla Ourinhos. Dentro desse contexto, atendendo ao parecer de sua Procuradoria Jurídica, a Autarquia optou pela modalidade de licitação ao invés da contratação direta de uma empresa de reciclagem.

         Sendo assim, a SAE abriu recentemente a licitação na modalidade Pregão Presencial do tipo menor preço, para a contratação de empresa especializada para prestação de serviço de coleta, transporte, triagem e destinação final ambientalmente adequada de resíduos recicláveis e reaproveitáveis domiciliares, comerciais e industriais.

Publicidade

Parceiros