Nesta sexta será comemorado o Dia do Consumidor

assessoria 14/03/2019 - 23:30:02 Cidade

Em Ourinhos, muitas lojas irão fazer ações pontuais nesta sexta-feira, 15. Simultaneamente a ACE fomentou a promoção “Toda Diva”, que se encerra neste sábado (16), as 17h.

Você sabia que no dia 15 de março é mundialmente comemorado o Dia do Consumidor? A data está no calendário do comércio e o consumidor vai encontrar muitas promoções na cidade de Ourinhos.

Continua depois da Publicidade

Simultaneamente, a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos) promoveu pela primeira vez após o Dia Internacional da Mulher, a promoção “Toda Diva” – do dia 9 ao 16 -, com a oferta de descontos, facilidades e outras vantagens para o público feminino.

“O comerciante está acostumado a promover ofertas diferenciadas no dia do consumidor, e é claro que o consumidor também aguarda esse momento para efetuar suas compras. Paralelamente, quisemos fomentar também essa homenagem à consumidora mulher, que compra para ela e toda sua família. É promoção para todos os públicos!”, comentou o vice-presidente da ACE Ourinhos, Alexandre Mariani.

Dia do Consumidor - A data marca a primeira manifestação de uma personalidade política na defesa dos consumidores, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy no Congresso americano. A mensagem de Kennedy chamou a atenção de todo o mundo e movimentos em prol do consumidor começaram a surgir por todos os continentes.

Em seu discurso, Kennedy declarou que são direitos básicos do consumidor a segurança, a informação e a escolha, além de ser ouvido. Ele justificou sua mensagem dizendo que os consumidores precisavam ser protegidos porque são maioria e “maioria não se organiza”.

No Brasil, as palavras de Kennedy foram reforçadas com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, coincidentemente no mês de março. São 28 anos (comemora-se no dia 11/3) da vigência da lei que garantiu a consumidores e fornecedores direitos e deveres.

Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela Internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo.

Publicidade

Parceiros