Prefeitura de Ourinhos inicia projeto Ciclo Cultural nas Escolas

assessoria 29/03/2019 - 21:24:05 Diversos

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Cultura em parceria a Secretaria de Educação, iniciou dia 18 de março o projeto Ciclo Cultural nas Escolas. A proposta é levar aos alunos do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) apresentações de música, dança e teatro. O objetivo é aproximar as crianças das artes e despertar o interesse em aprender um instrumento, uma dança ou até a interpretação.

Segundo o Secretário de Cultura, Gustavo Tanus, o Ciclo Cultural leva três projetos da cultura para as apresentações nas escolas: o Musicalizando, Projeto Bailado em Movimento e Projeto Teatro em Foco.

Continua depois da Publicidade

“O projeto começou já com resultado positivo, porque as crianças gostaram muito de receber estes músicos. E eles, por sua vez, também aprovaram a experiência de se apresentarem em escolas. A proposta é exatamente esta. Mostrar a cultura que a gente faz e produz para aqueles que não têm acesso ou não ficam sabendo do que realizamos.”, conta.

As apresentações foram divididas em três etapas. Em março e abril, as apresentações de música serão levadas aos alunos do 1º e 2º ano. Danças serão trabalhadas com estudantes do 3º e 4º ano nos meses de maio e junho. Já, entre agosto, setembro, outubro e novembro, peças teatrais percorrem as escolas do 5º ano e da EJA.

De acordo com Gustavo, as apresentações foram alinhadas ao conteúdo pedagógico das escolas com o objetivo de criar uma memória afetiva nos estudantes. “Por exemplo, se tiver programada uma apresentação de uma orquestra de cordas, eles terão aulas sobre os instrumentos de cordas, quais são e para qual finalidade, dessa forma, tendo uma afinidade maior com a apresentação e criando uma memória afetiva”.

Publicidade

Parceiros