Prefeitura faz melhorias na UPA para qualificar atendimento aos pacientes

assessoria 04/04/2019 - 20:03:04 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Organização Social Pró Vida, tem realizado diversas melhorias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com o objetivo de qualificar o atendimento aos pacientes da rede pública municipal, com avaliação do serviço pela população.

De acordo com a Secretária de Saúde, Cássia Palhas, a capacitação profissional de médicos e enfermeiros, a realização de reuniões trimestrais com representantes da saúde de outros municípios, a adequação do sistema de assistência de enfermagem e a contratação de um médico emergencista no período da tarde (de maior fluxo) estão entre as principais mudanças. “Todas essas melhorias visam oferecer um atendimento mais humanizado à população ourinhense e da região.”

Continua depois da Publicidade

Além destas, desde o início do ano, já foi feita a adequação do regimento de normas e rotinas da instituição, implantado horário de visitas para controle de fluxo e estabelecida uma comissão de controle de infecção hospitalar, responsável por atuar na prevenção de agravos a saúde do paciente e colaborador.

Segundo Cássia, esta comissão tem como responsabilidade prevenir infecções relacionadas à assistência a saúde, desenvolvendo um trabalho a partir de treinamentos. Na questão estrutural, foi feita a compra do circuito de ventilação apropriado para a unidade, substituição do copo umidificador do ventilador mecânico por filtro bactericida, diminuindo as chances de pneumonia relacionada a ventilação, além do uso do sabonete líquido antisséptico nas áreas de maior risco de contaminação, como a emergência e sutura.

Com a preocupação voltada tanto ao paciente quanto ao colaborador, também foi implantado o projeto Qualidade de Vida que visa acolher os colaboradores com o lema “quem cuida também precisa de cuidado”. Através de uma parceria com alunos da Etec e da Faculdade Estácio de Sá, estudantes farão orientações na área da saúde aos pacientes e acompanhantes que aguardam por atendimento. 

Publicidade

Parceiros