Prefeitura define projetos para recuperação de 20 nascentes em Ourinhos

assessoria 07/06/2019 - 02:44:15 Diversos

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura apresentou no dia 31 de maio, ao Prefeito Lucas Pocay os projetos de recuperação de 20 nascentes em Ourinhos. O Secretário Maurício Amorosini detalhou o método de conservação ambiental que será utilizado. Milhares de árvores de diversas espécies serão plantadas para proteger as nascentes e, consequentemente as águas da bacia do Paranapanema.

Os projetos integram o programa “Água e Vida” que prevê, em sua primeira fase, a recuperação de 20 nascentes até o ano de 2020. Ao todo, após a conclusão de seis etapas, a ação irá recuperar 120 nascentes. O objetivo é melhorar a qualidade, produção e fluxo de água das nascentes, além do microclima da região e a qualidade de vida da população de Ourinhos. Também visa melhorar e aumentar a biodiversidade local e diminuir o assoreamento das nascentes, córregos e rios.

Continua depois da Publicidade

Antes da elaboração dos projetos de recuperação, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente avaliaram a situação atual das nascentes identificando as intervenções nas áreas de APP (Área de Preservação Permanente). Levantamento revelou que Ourinhos possui mais de 100 nascentes urbanas que durante anos não receberam nenhuma atenção de governos anteriores.

 “Ourinhos é um dos maiores contribuintes da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema tornando este cuidado com suas nascentes de extrema relevância. Além das nascentes fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP)”, destacou a administração municipal.

Publicidade

Parceiros