FIESP realizou palestra sobre startups para estudantes e empresários no SESI

ACE Ourinhos 10/06/2019 - 20:25:34 Diversos

FIESP, ACE, FATEC e SEBRAE intencionam realizar um “hackathon” em Ourinhos

Na última quinta-feira, 6, cerca de 80 pessoas, entre empresários, candidatos a empreendedores e alunos do SESI e SENAI, participaram de uma palestra técnica realizada na sala multiuso do SESI de Ourinhos por iniciativa da diretoria regional da FIESP. Sob o tema, “Startups e Novas Tecnologias”, a mestre em administração e consultora em marketing, Alyni Nirazawa, explanou sobre como se forja e se organiza uma empresa em formato startup. “Em geral, as startups são criadas para resolver problemas das empresas e do mercado”, disse Alyni, destacando que elas se diferenciam das empresas convencionais por serem baseadas em plataformas tecnológicas com ênfase em inovação.

Continua depois da Publicidade

A palestrante explicou como funcionam as startups, os ambientes de co-working e as aceleradoras de negócios ou investidores anjo. Como agente de Inovação na gerência de Tecnologia do SENAI/SP, Alyni trouxe também um pouco da experiência do órgão onde atua. “Solicitamos essa palestra para Ourinhos porque entendemos que nossos jovens e também nossos empresários precisam se manter atualizados frente a essa revolução na forma de fazer negócios que está acontecendo de forma globalizada”, disse o engenheiro de produção, Robson Martuchi, diretor regional da FIESP e diretor financeiro da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE).

Estiveram presentes representantes da FATEC (Fundação Paula Souza), SESI, SENAI, SEBRAE e ACE, como o presidente da entidade, Diógenes Corrêa Leite. Segundo ele, as entidades de fomento econômico da cidade precisam estar alinhadas para promover e fortalecer essa nova onda de inovação nos negócios. “O mundo está mudando muito rapidamente, nos negócios isso não é diferente, seja na forma de se produzir ou comercializar produtos e serviços. A Associação Comercial tem essa visão, por isso, estimula e apoia toda iniciativa como esta, da FIESP, que traz informação de qualidade para que nossos empreendedores ganhem competitividade nos novos mercados que estão surgindo”, ponderou Diógenes.

HACKATHON - Um dos frutos imediatos da palestra, foi um pré-acordo entre a regional da FIESP, ACE, FATEC e SEBRAE para se organizar em Ourinhos um evento no formato “hackathon”, uma espécie de maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). A ideia é reunir programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação com o objetivo de desenvolver soluções para problemas ou gerar novas ideias de inovação. “Nesse tipo de evento podemos inserir cases locais de empresas ou até da área pública para a busca de soluções através do desafio colocado aos participantes”, adiantou Robson Martuchi.

Publicidade

Parceiros