Prefeitura de Ourinhos promove encontro regional de Vigilância Socioassistencial

assessoria 22/07/2019 - 13:39:44 Diversos

A Secretaria da Assistência Social de Ourinhos promoveu na manhã de sexta-feira (12), no auditório da Faculdade Estácio de Sá, o 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial. A Prefeitura de Ourinhos é uma das pioneiras no Estado a implantar o monitoramento social em todas as regiões da cidade para determinar as melhores políticas públicas nos setores de habitação, educação, saneamento, entre outras demandas assistenciais. O evento apresentou o projeto desenvolvido em Ourinhos a representantes de dezenas de municípios de São Paulo e até de outros Estados.           Segundo o Secretário da Assistência Social de Ourinhos, Felipe Pereira Ramos, o sistema de Vigilância Socioassistencial é considerado a “inteligência” da política da assistência e poucos municípios conseguiram estruturar esse setor.

“Por meio do Prefeito Lucas, que correspondeu às nossas solicitações, nós conseguimos fazer uma diretoria de vigilância e monitoramento, o que é muito raro no país. Isso com certeza vai qualificar e otimizar os esforços que direcionamos, evitando politicas inadequadas, indo no foco dos problemas da população. Vamos conseguir oferecer uma assistência social de mais qualidade a partir de agora”, declara.

Continua depois da Publicidade

Ele explica que, antes de a Vigilãncia Socioassistencial entrar em vigor, a Secretaria da Assistência, os Cras, Creas e demais órgãos, passaram por um processo de adequação para levantar dados fidedignos e planejar ações em determinados territórios. Depois, tais ações foram monitoradas e o real impacto nos territórios, avaliados.

Cabe à Vigilância Socioassistencial conceder o apoio necessário para que a política de Assistência Social mantenha o compromisso em garantir proteção a munícipes expostos a condições de vulnerabilidade e, sobretudo, que sofrem com os efeitos da desigualdade e da falta de acesso a proteção social.

“Ourinhos está bem avançada e retomando o papel de referencia regional nas políticas de assistência social.”

Publicidade

Parceiros