200 PROFESSORES PARTICIPAM DO I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prefeitura M. de Ourinhos 20/05/2011 - 17:58:07 Cidade

Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, para divulgar e enriquecer as práticas pedagógicas dos professores

Foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos no CPP (Centro do Professorado Paulista), nos dias 12 e 13, o “I Seminário de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: Interação e Brincadeiras”. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que contou com a participação da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Belkis Gonçalves Santos Fernandes, do Secretário Municipal de Educação de Ourinhos, Profº Paulo Henriques Chíxaro, dos profissionais da educação dos municípios de Ourinhos, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Canitar e Bastos. Os participantes do Seminário foram recepcionados ao som de violinos pelos músicos da Escola Municipal de Música, enquanto faziam seu credenciamento, em seguida, os alunos da Escola Municipal de Bailado fizeram uma belíssima apresentação durante a abertura do evento, que foi oferecido sem nenhum custo aos participantes, atraindo assim profissionais de Ourinhos e região, que participaram de palestras e oficinas.

O Seminário

A primeira palestra do Seminário de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: Interação e Brincadeiras, foi proferida pela Professora Doutora pela UNESP, campus de Marília, Elieuza Aparecida de Lima que discorreu sobre o tema Especifidades do Trabalho da Professora de Educação Infantil. Em seguida, a Profª Roberta Carrero falou sobre Jogos e Brincadeiras Musicais, o que fez com que os participantes interagissem, cantando, dançando, pulando e brincando. No período da tarde, a Escola Municipal de Bailado e o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS IV, fizeram apresentações dos números de danças, para que os professores pudessem se dirigir às oficinas que optaram por participar: 1) Arte – Ana Maria Della Tonia Oliveira; 2) Contação de Histórias – Solange Ferreira da Rocha; 3) Histórias – Edjane Maria F. F. Hernandes; 4) Jogos Teatrais – Karina Mori Zimmermann; 5) Modelagem – Leonor Andrade Baltus Ortensi; 6) Brincadeiras Musicais e Percussão na Educação Infantil – Sandro Santos; 7) Suíte Quebra-Nozes (Peça Musical de Tchaikovsky) – Terezinha Leite; 8) Técnicas de Pintura – Vilma Urbani. Em seguida, assistiram à palestra proferida pela Professora Doutora Suely Amaral Mello, que falou sobre o tema Criança, Cultura e Atividade. Já no segundo dia, o Seminário teve início com uma apresentação musical da Escola Municipal de Música. Em seguida, os professores participaram da palestra “Repensando a Organização dos Espaços na Educação Infantil”, ministrada pela Professora Mestre Renata Aparecida Dezo Singulani. Após a palestra, os professores participaram da Comunicação Oral, com as professoras da Rede Municipal de Educação de Ourinhos que abordaram os temas “Amigos do Japão, com a Profª Cássia Biaggio; Reciclagem, com a Profª Maria Tereza Degaspari e Jornal, com a Profª Karina Jacob. Ao final das exibições, os participantes puderam prestigiar a apresentação do coral da EMEF “Dr. Salem Abujamra” e à tarde, participaram da palestra da Profª Doutoranda Greice Ferreira da Silva que falou sobre “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Processos Humanizadores”. Ainda no período da tarde, houve o circuito de painéis, ou seja, uma amostragem das atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças enfocando as diversas linguagens, sendo esta uma oportunidade dos professores da Rede Municipal de Ensino divulgar e enriquecer suas práticas pedagógicas.

Oficinas

Com a participação dos alunos das EMEI’s “Itaipava” e “Maria José Ferreira”, os professores participaram de uma tarde recreativa, com oficinas de pintura, modelagem, dobradura e atividades esportivas, todas elas sob orientação dos professores de Educação Física e de Arte da Rede Municipal de Educação. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, que parabeniza os participantes pelo envolvimento no Seminário, a formação dos professores é priorizada por meio de capacitações e trocas de experiências, beneficiando o educador e o aprendizado dos alunos para que este seja mais significativo, respeitando o tempo de cada criança e explorando ao máximo suas potencialidades.

Publicidade

Parceiros