Prefeitura alerta população sobre penalidades da poda drástica de árvores

assessoria 14/08/2019 - 14:45:07 Diversos

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, alerta a população sobre a poda irregular de árvores no município. Além de promover o desmatamento, a poda drástica é crime ambiental e pode gerar penalidade que varia de R$ 475 a R$ 950 por árvore e a obrigatoriedade de reparar o dano através do plantio de 21 novas espécies por árvore danificada.

       "A poda drástica consiste no rebaixamento radical da copa de árvores, sem qualquer critério técnico, sendo que em alguns casos nem os troncos são poupados. Este tipo de manejo sem cuidado ou orientação causa graves prejuízos, especialmente em espécies mais sensíveis, provocando a morte da árvore em poucos dias após a poda", diz o Secretário de Meio Ambiente Maurício Amorosini.

Continua depois da Publicidade

A supressão, transplante, corte ou poda de árvores está sujeita a autorização prévia do Município. A solicitação deve ser feita na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, na avenida Antônio Almeida Leite, 1.108 ou pelo telefone 3335-7911.

Maurício ressalta que o descarte de resíduos de poda em áreas públicas, terrenos baldios e em Áreas de Preservação Permanente também é proibido.

"Além disso, vale lembrar que a retirada de resíduos de origem de jardinagem e podas de árvores de quintais e terrenos particulares é por conta do munícipe."

Publicidade

Parceiros