Prefeitura de Ourinhos e Corpo de Bombeiros lançam Projeto Brasinha 2019

assessoria 17/08/2019 - 04:21:06 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, em parceria com o Corpode Bombeiros, lançou na manhã de sexta-feira (16), na sede da corporação, o Projeto Brasinha 2019, ação que há três anos orienta crianças das Creches e Emeis sobre prevenção de acidentes, civismo e noções de primeiros socorros. No quartel, as crianças conheceram os equipamentos utilizados pelos Bombeiros e um pouco das técnicas de segurança para utilizar no dia a dia.

O objetivo do projeto é conscientizar, pais, alunos e professores sobre a importância da prevenção de acidentes na infância, orientando e educando as crianças sobre o uso correto do telefone de emergência (193). A efetivação do projeto é realizada por meio de atividades práticas de vivências e experiências, sempre de modo lúdico, em visitas ao longo do ano às 20 unidades escolares de educação infantil,  atendendo 952 crianças de 4 e 5 anos de idade.

Continua depois da Publicidade

O Primero Tenente Diego Pecoraro, comandante 2º pelotão de Bombeiros de Ourinhos diz que o projeto também é essencial para ensinar os valores éticos.

“O Corpo de Bombeiros, tradicionalmente age de forma reativa, depois que aconteceu o incidente. Então entendemos que temos função a social e de prevenção a acidentes. O projeto traz questões de segurança, como soltar pipa longe da rede elétrica, como prevenir acidentes domésticos. Também abordamos valores, morais, éticos, civismo e de cidadania, para que as crianças se desenvolverem da melhor forma possível.”

O Secretário Municipal da Educação Wilson Moraes, ressalta a importância da educação fora da sala de aula em parceria com a sociedade.

“Estamos dando continuidade ao Projeto que já é desenvolvido na rede desde 2017, após determinação do Prefeito Lucas Pocay. Isso é importante ir além da educação formal, integrar as crianças aos movimentos sociais e explicar a importância da prevenção para evitar correção futura. Por isso é essencial essa ligação entre Município, Corpo de Bombeiros e demais entidades.”

Além dos estudantes, professores e coordenadores da rede municipal de ensino, também participaram da cerimônia o Tenente José Roberto Moura, Vereador Carlinhos da Lambo e o Secretário de Cultura Gustavo Tannus.

Publicidade

Parceiros