Campanha Julho Amarelo faz 659 exames com apenas 1% positivo para hepatite

19/08/2019 - 18:00:34
Por: assessoria

Apenas nove, ou 1,38% dos 659 exames de hepatite C realizado em Ourinhos durante a Campanha Julho Amarelo tiveram resultado positivo para a doença. A campanha promovida pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que este ano foi realizada entre 15 a 31 de julho, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos testes rápidos para diagnóstico precoce das hepatites virais. Os testes foram aplicados nas unidades de saúde da Cohab, Vila Brasil, Vila São Luiz, Parque Minas Gerais, Jardim Itamaraty, Vila Margarida e Postão Central.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Cássia Palhas, o baixo índice de pessoas contaminadas mostra que a população está cada vez mais consciente.

“E isso é importantíssimo para seguirmos neste caminho de promover saúde a população.”, afirma.

Além dos 15 dias de campanha, a Secretaria de Saúde também realizou o dia D, de intensificação, realizado na Praça Mello Peixoto com orientação de prevenção a doença e aplicação dos testes.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem os tipos A, B, C, D e E. Os sintomas mais comuns da doença são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.

“Os testes são indicados para pessoas que tiveram relação sexual sem o uso de preservativos ou foram diagnosticadas com infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose ou que compartilharam agulhas e seringas.”

 

Veja Também

 

Parceiros

.

2010 - 2014 - Repórter Na Rua. Todos os direitos reservados