SAE inicia perfuração de poço profundo que vai acabar com a falta d água no Itamaraty, Pacheco Chaves e região

assessoria 31/08/2019 - 13:18:44 Cidade

A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos iniciou sexta-feira (30) a perfuração de um poço profundo que irá solucionar o problema de falta d’água em toda a região do Jardim Itamaraty e Pacheco Chaves.

O PTP (Poço Tubular Profundo) vai captar água no Aquífero Guarani, terá 600 metros de profundidade e vazão de 130 metros cúbicos por hora. Com abastecimento exclusivo para os bairros Jardim Itamaraty, Condomínio Moradas, Pacheco Chaves, Núcleo Habitacional Choso Misato e adjacências, o novo poço irá minimizar a sobrecarga de abastecimento do sistema São João, que passará a distribuir água de forma efetiva para os bairros São João, Vila Musa, Vila Odilon, Jardim Paris, Vila Nossa Senhora de Fátima e Vila Santa Maria.

Continua depois da Publicidade

Concluída a primeira etapa de perfuração do poço, as equipes darão início às instalações da parte elétrica, bombas e tubulações. A previsão é que o novo poço comece a operar até dezembro.

A perfuração do poço profundo nessa região faz parte de uma série de ações e investimentos que o Prefeito Lucas Pocay vem implementando como medidas para solucionar o problema de falta d´água na cidade. A primeira delas foi a aquisição e instalação de oito macromedidores, equipamentos que permitem identificar vazamentos na rede de distribuição, ampliando o fornecimento de água.

A segunda é o projeto de ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água), com projeto previsto para ser entregue em maio de 2020, e que permitirá planejar a execução das obras necessárias para atualizar e ampliar o sistema de captação e distribuição por mais 30 anos. O atual sistema foi construído na década de 1960 e foi projetado para abastecer um município com 50 mil pessoas. Hoje a ETA está defasada e hipersaturada.

Até que as melhorias sejam feitas, a SAE segue implantando o sistema em caráter experimental de rodízio na distribuição de água visando atender provisoriamente e periodicamente zonas altas da cidade, que no verão ficam com o abastecimento comprometido.

O rodízio é feito através de manobras de fechamento e abertura de registros em pontos estratégicos no sistema de abastecimento de toda rede de água do município.

Publicidade

Parceiros