Prefeitura promove conscientização na semana nacional do trânsito

assessoria 25/09/2019 - 13:04:29 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, promoveu sábado, 21 de setembro, na Praça Melo Peixoto, uma série de ações de conscientização em alusão à Semana Nacional do Trânsito – celebrada entre 18 e 25 de setembro – e que este ano aborda o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, com foco na atenção e cuidados que os ciclistas, motociclistas e pedestres devem ter para evitar acidentes e mortes. Através de parcerias com empresas e entidades, foram realizadas blitz educativas e distribuição de panfletos sobre o tema. As ações educativas desencadeadas pelo setor de trânsito em Ourinhos vêm surtindo efeitos positivos, com a redução do número de acidentes de trânsito com vítimas. Até julho deste ano, o município registrou 287 ocorrências, 12% inferior em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Coronel Wagner Soares, a ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Continua depois da Publicidade

“Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.”

Em 2016, quando foi realizado o último levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 37.345 mortes no trânsito. O número equivale a aproximadamente 102 vidas perdidas por dia. Dados do seguro DPVAT revelaram que, de 2008 a 2017, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro e outras 3 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente.

Publicidade

Parceiros