Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos terá programação especial em comemoração ao Outubro Rosa

10/10/2019 - 12:09:04
Por: assessoria

A Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos, em parceria com o grupo Amigas do Peito, deu início na manhã de sexta-feira, 04, a uma programação toda especial referente ao Outubro Rosa, mês dedicado a muita informação e conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

A campanha Outubro Rosa faz parte do quadrimestre oncológico da Santa Casa de Ourinhos, que é uma referência aos meses de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce aos vários tipos de câncer.

Para marcar o início da programação, houve uma solenidade de lançamento da programação e também do Projeto Pense Rosa. O evento contou com a presença do presidente da Associação da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanuto; do diretor da Unidade de Oncologia, o médico-radio-oncologista Dr. Norberto Paes; a fisioterapeuta da Unidade, Ana Paula Damasceno Zanuto; a gerente da Unidade, Terezinha Mantovani; a psicóloga da Santa Casa de Ourinhos, Janaina Coral; integrantes do Grupo Amigas do Peito, além das colaboradoras e pacientes que realizam o tratamento no hospital.

O presidente da Associação da Santa casa de Ourinhos, Celso Zanuto, agradeceu toda a equipe da Unidade de Oncologia pelo trabalho que realiza no dia a dia e pelas campanhas que promovem as quais contribuem para conscientizar os pacientes e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção do câncer.

O médico-radio-oncologista Dr. Norberto Paes, falou sobre o Movimento Outubro Rosa, o papel da mulher em realizar o trabalho preventivo e também frisou a importância de se ter uma vida saudável como parte dos cuidados para evitar o câncer. “A campanha Outubro Rosa quer ajudar as pessoas a fazer a prevenção ou descobrir a doença no começo. A cada oito mulheres no mundo, uma terá o câncer de mama, o que podemos considerar um número elevado. No Brasil, em 2019, serão mais de 60 mil novos casos; em Ourinhos, serão até 70 novos casos. Então essa campanha contribui para que as mulheres e os homens tenham um hábito de vida mais saudável, priorizando uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas, de não fumar e não beber, não se estressar e participar das campanhas do diagnóstico precoce. Fico feliz de estar aqui hoje, parabenizo toda nossa equipe, as Amigas do Peito e que possamos levar as informações para outras esposas que não tenham acesso”.

A fisioterapeuta destacou o lançamento do projeto Pense Rosa, que prevê uma série de atividades envolvendo diversos profissionais da área saúde, da beleza, fotografia e alimentação junto aos pacientes. Inclusive, uma das novidades foi a exposição de fotos com diversas mulheres que estão em tratamento ou que foram curadas do câncer. As fotos ficarão expostas durante todo o mês na unidade.

Wanderlea Gonçalves Pinto Andrade Ramos, mais conhecida como Lea, que é um exemplo de superação já que venceu a luta contra o câncer, integra o Grupo Amigas do Peito e faz um trabalho de conscientização sobre o câncer na Unidade de Oncologia. “Quanto mais cedo diagnosticar o cancer, maior será a chance de cura. Então pedimos para que essa conscientização não seja apenas em outubro, mas o ano todo”.

A Unidade de Oncologia agradece os colaboradores da campanha Outubro Rosa: Lya Andrea makeup, Lara makeup, Jhenifer makeup, Juliana Toalhares makeup, Rodrigo Alvares cabelo e maquiagem, Ana Beatriz makeup, PJ Ateliê, Salute, Hering, Aline Ribeiro Semijoias, Rita de Cássia, Drielly Rufca, Lili Imports, Tânia Nakamura e Maiara makeup.

 

Veja Também

 

Parceiros

.

2010 - 2014 - Repórter Na Rua. Todos os direitos reservados