Prefeitura de Ourinhos amplia dois projetos de arborização na cidade

assessoria 15/10/2019 - 16:06:59 Noticias

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove dois projetos simultâneos de arborização. O Arborização +Segura visa substituir árvores que apresentam riscos e que estão localizadas sob a fiação da rede elétrica. Já o Arborizando Ourinhos consiste no plantio de mudas e tem como foco colocar o município como uma das cidades mais arborizadas do Estado.

Na primeira fase do projeto Arborização +Segura, serão plantadas 250 árvores novas, que substituirão outras 50 suprimidas que oferecem algum risco. Já no projeto Arborizando Ourinhos, a expectativa é realizar um plantio de 2 mil novas árvores.

Continua depois da Publicidade

Segundo o secretário Mauricio Amorosini os projetos são complementares e foram pensados de forma que, a médio e longo prazo a cidade resgate o clima agradável e a segurança ambiental.

Maurício lembra ainda que existem outros projetos relacionados a arborização em andamento, como o de recuperação de nascentes urbanas que contará com um expressivo plantio de mudas.

“Hoje a gestão do prefeito Lucas Pocay tem dado a devida importância à questão ambiental não só no meio ambiente natural, áreas de Proteção Ambiental, mas também para o meio ambiente urbano”.

Dúvidas frequentes:

1. Serão suprimidas árvores saudáveis?

Infelizmente algumas árvores que serão suprimidas no projeto estão saudáveis e em boas condições fitossanitárias, porém apresentam risco com a rede elétrica.

2. Se as árvores estão saudáveis, por que serão suprimidas?

Todas as árvores que estão na lista para supressão são árvores de grande porte, com mais de 6 metros de altura e que estão em contato com a rede de alta e média tensão e que de alguma forma proporcionam riscos, tanto para a população quanto para a distribuição de energia.

3. Por que não mudam a rede de energia para não cortarem as árvores?

A rede de distribuição de energia no nosso caso é de responsabilidade da empresa CPFL, a concessão deste serviço envolve inúmeras variáveis de investimentos e regramentos e a troca do sistema atual para um mais compacto não está previsto. Então se a Prefeitura não realizasse estes projetos o problema da arborização demoraria anos para ser resolvido. Por este motivo resolvemos enfrentar este problema agora e iniciar o processo de adequação.

4. Quem garante que serão plantadas as árvores para compensar as que forem suprimidas?

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, para garantir que haja o plantio, acordou com a CPFL que somente iniciará a supressão das arvores depois que as 250 já tiverem sido plantadas.

 

5. O projeto contempla o plantio somente de arbustos e árvores de pequeno porte no lugar das árvores que serão suprimidas?

Não, o projeto contempla árvores de pequeno a médio e grande porte e serão plantadas considerando alguns critérios. Do lado da rua onde esteja a rede elétrica, árvores de pequeno e médio porte. Do lado oposto à rede elétrica, árvores e médio e grande porte.

6. Quem garante que as 250 árvores que serão plantadas fazem o mesmo efeito das árvores suprimidas?

Para cada árvore retirada, será plantada 5 novas. Além do projeto Arborizando Ourinhos, com o plantio de milhares de novas árvores na cidade.

Publicidade

Parceiros