Sorria Ourinhos amplia para 4 mil o número de crianças atendidas nas escolas da Prefeitura

assessoria 30/10/2019 - 14:39:06 Cidade

O programa Sorria Ourinhos, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ampliou para quatro mil o número de crianças de 0 a 5 anos atendidas diretamente nas 31 escolas da rede pública da cidade. A ação, que já foi premiada pelo Ministério da Saúde, é uma iniciativa da Gestão Lucas Pocay que busca integrar o atendimento odontológico humanizado com a educação, assim como acontece em países desenvolvidos.

Segundo Shênya Rodrigues, idealizadora do projeto, o Sorria Ourinhos apresenta resultados exemplares devido à visão compartilhada sobre os cuidados com a saúde, em uma comunicação conjunta com pais, educadores e futuras mães.

Continua depois da Publicidade

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o Sorria Ourinhos convida pais e responsáveis para palestras dentro das escolas, onde são orientados sobre o cuidado bucal familiar. Em um segundo momento, professores e educadores também foram treinados para realizar a higienização dentária adequada dos alunos.

Todas as crianças que são diagnosticadas com cárie recebem tratamento imediato na própria escola, para que a doença não avance e a criança se sinta acolhida, evitando o famoso “medo de dentistas” e dos equipamentos odontológicos.

“Somente é necessário encaminhar para os postos de saúde os casos mais complexos e que necessitam de exames, como radiografia. O trabalho, além de preventivo, também diminui as filas nas unidades de saúde”, informa Shênya.

A terceira vertente do projeto atua no pré-natal odontológico das grávidas do município. Segundo a Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde, o segundo trimestre de gestação é o período mais adequado para realizar tratamentos odontológicos durante a gravidez, que protegerão o bebê contra infecções. Em 2019, aproximadamente 400 gestantes já foram atendidas no Postão. Outras 200 terão atendimento até o fim do ano. 

Publicidade

Parceiros