Projetos implantados no Caps de Ourinhos serão apresentados em encontro estadual

assessoria 28/11/2019 - 12:50:03 Diversos

A oficina de futsal voltada para pessoas com transtorno mental do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) II e o grupo de prevenção a recaídas para dependentes químicos do Caps AD Renascer da Fênix estarão entre os projetos que serão apresentados durante a 1ª Mostra RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas e no 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das RAPS do Estado, que ocorre dia 04 de dezembro, em São Paulo.

            No total, 22 projetos serão premiados. Além de compartilhar novas ideias, a mostra também visa o reconhecimento profissional dos envolvidos e o incentivo às experiências transformadoras nas gestões municipais. De acordo com a gerente da rede de atenção psicossocial em Ourinhos, Rubiane Rodrigues Mostazo, as oficinas integram uma grade diversificada de projetos desenvolvidos pela gestão municipal com foco em humanização e foram selecionados pelos resultados positivos.

Continua depois da Publicidade

Coordenado pela gerente do Caps AD II, Lucimara de Moraes Santos, e a psicóloga, Elisabeth Regina Kraut, o projeto de futsal tem como objetivo integrar as pessoas com transtorno mental. Nos encontros, além dos jogos que são realizados no Ginásio Monstrinho, os atendidos têm a oportunidade de discutir aspectos sobre suas realidades, elevando a autoestima e melhorando o padrão de vida.

            A oficina terapêutica de prevenção a recaídas é coordenada pelo médico clínico, Patrick Alexander Wachholz e o enfermeiro Pedro Henrique da Costa Gonçalves no Caps AD Renascer da Fênix. Este projeto, por sua vez, tem como objetivo proporcionar aos participantes em abstinência conhecimento, reflexões e práticas que os fortaleçam no processo de recuperação da dependência química sem o uso de medicamentos.

            Ourinhos já teve destaque no evento. Em 2018, o projeto “Da dimensão terapêutica à forma de Resistência: relatos Sobre Uma Oficina de Hip Hop no CAPS Renascer da Fênix” foi premiado entre os dez melhores do Estado de São Paulo na 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do Estado de São Paulo, além de ser selecionado para representar o Estado em um documentário nacional.

Publicidade

Parceiros