Pedido de transferência do CSU para o município de Ourinhos está sob análise do Governo do Estado

assessoria 20/01/2020 - 01:03:22 Cidade

O processo de transferência da área do CSU (Centro Social Urbano), de propriedade do Estado de São Paulo, para o Município de Ourinhos está em fase final de análise. A documentação está tramitando no setor jurídico do Palácio dos Bandeirantes e, caso seja aprovada, a Prefeitura de Ourinhos poderá iniciar as obras para transformar o local em área de lazer para a população. No ano passado a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Ourinhos a receber o terreno do CSU, localizado no bairro Barra Funda.

A ideia é desenvolver ações para que os munícipes, crianças, jovens, adultos e idosos, possam utilizar o espaço com atividades esportivas e culturais. Abandonado pelas gestões passadas o local possui duas piscinas e uma quadra poliesportiva depredadas e sem as mínimas condições de uso. O projeto da Prefeitura de Ourinhos é reformar o local e oferecer aulas de natação e futebol, como uma extensão dos projetos esportivos oferecidos pelo município.

Continua depois da Publicidade

4 MIL ALUNOS

Desde o início da atual gestão dezenas de projetos esportivos foram instalados em Ourinhos. Cerca de 4 mil pessoas praticam as modalidades oferecidas pela Prefeitura de Ourinhos, sendo que a maioria, frequenta aulas de futebol nos núcleos esportivos espalhados pela cidade.

Foram criados projetos de capoeira, zumba, escolinhas de futebol nos bairros, aulas de judô, jiu-jitsu e karatê. Só as aulas de natação e hidroginástica possuem mais de mil alunos matriculados.

29 MODALIDADES

Ao todo são oferecidas 29 modalidades esportivas diferentes, sendo 27 desenvolvidas pela própria Secretaria de Esportes e duas (ciclismo e malha) por meio de apoio. Destaque também são as modalidades paraolímpicas de natação, atletismo, futebol de amputados e esportes radicais. Em 2020 mais três esportes paralímpicos serão oferecidos: tênis sobre cadeira de rodas, tênis de mesa PCD e parabadminton.

A Secretaria de Esportes e Lazer promoveu em 2019, nas modalidades de futebol e futsal, sete campeonatos para todas as idades, reunindo mais de quatro mil atletas.

Em 2020 já está na programação a inclusão do campeonato de futebol 50 anos e um campeonato de futebol feminino. Houve ainda o Campeonato Municipal e Regional de Basquete, o torneio de basquete 3, torneio de vôlei masculino e natação.

INOVAÇÃO

A atual gestão também inovou ao implantar dois novos eventos, o Duathlon Rústico - que mistura a corrida com a bicicleta - e a Corrida Noturna em comemoração ao aniversário de Ourinhos. Ambas competições reuniram cerca de 1.500 inscritos.

Outro evento realizado pela Secretaria Municipal de Esportes foi o 1º Torneio de Futebol de Amputado, que serviu de preparação para o Campeonato Brasileiro da Serie B, competição em que a equipe de Ourinhos, com apenas sete meses de preparação,  conquistou a 3ª colocação.

VEJA AS MODALIDADES OFERECIDAS PELA PREFEITURA:

Natação

Hidroginástica

Atletismo

Handebol

Jiu-jítsu

Judô

Karatê

Kung fu

Tai chi chuan

Basquete

Vôlei

Ginástica funcional

Xadrez

Dama

Badminton

Tênis

Tênis de mesa

Zumba

Futebol

Futsal

Capoeira

Capoterapia

Vôlei adaptado

Futebol de amputados

Natação PCD

Atletismo PCD

WCMX (esporte radical de cadeirantes)

Publicidade

Parceiros