Janeiro Branco: cuidar da saúde mental é cuidar da vida

assessoria 24/01/2020 - 19:42:06 Noticias

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância do cuidado com a saúde emocional. Foi criada em 2014 em Uberlândia (MG) por psicólogos e a cada ano ganha mais força.

O mês escolhido foi proposital, já que janeiro é o primeiro mês do ano, tempo de recomeço, quando a maior parte da população faz uma reflexão de como foi o ano anterior e coloca metas e planos para o ano que está começando.

Continua depois da Publicidade

“Essa retrospectiva e planejamento podem ser extremamente estimulantes, porém, junto também pode vir uma carga de ansiedade e angústia pelo que não foi cumprido e uma cobrança pessoal desordenada em relação às novas metas para que seja um ano melhor. Saber lidar com isso é fundamental para nossa saúde mental, porém muitas vezes precisamos de ajuda. E está tudo bem precisar de ajuda. Combinado?”, explica a Coordenadora do Serviço de Psicologia Santa Casa de Ourinhos, Amanda Tupiná Persiani.

 

O Brasil contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e, por isso, a importância de incentivar o debate e o tratamento. A cor branca da campanha também não é por acaso. O branco é uma cor completa, onde é possível estar todas as outras cores e também escrever e desenhar todos nossos sonhos e planos. É uma simbologia a uma ‘’página em branco’,’ para que nesse mês de janeiro seja escrito tudo que podemos fazer para que seja um ano melhor, com mais qualidade de vida e satisfação. Então, o objetivo é conscientizar, informar, refletir e traçar metas em janeiro para que durante todo o ano possamos lembrar-nos de ir atrás do que é melhor para nossa vida.

 

O tema Saúde Mental entra para completar, pois sem saúde emocional não conseguimos fazer isso. Hoje, a grande maioria da população convive com ansiedade, depressão, entre outras patologias e a campanha também serve para comunicar a população sobre a importância de cuidar das nossas emoções, de buscar ajuda. Buscar estilo de vida saudável, incluir na nossa rotina coisas que nos tragam bem-estar, buscar ajuda profissional para cuidar das nossas emoções, que muitas vezes estão desorganizadas”.

A Santa Casa de Ourinhos conta com uma equipe capacitada de Psicologia para auxiliar os pacientes internados e seus familiares. O atendimento pode ser solicitado por qualquer pessoa da equipe multidisciplinar que identificar a necessidade ou também pelo próprio paciente ou acompanhante.

 

Além disso, a equipe de psicologia realiza o atendimento psicológico breve com os colaboradores que estejam precisando de ajuda e quando indicado, o encaminhamento para a rede básica de saúde. O setor de Recursos Humanos também realiza intervenções constantes para auxiliar no bem-estar do colaborador e juntos os setores montaram uma lista de profissionais parceiros da Santa Casa e grupos terapêuticos. “Inclusive, no próximo dia 30, acontecerá no Auditório da Santa Casa uma palestra sobre o tema. O objetivo é que seja bastante dinâmica, reflexiva e acolhedora”, contou Amanda.

 

O Janeiro Branco acontece no primeiro mês do ano, mas durante todo o ano é preciso cuidar da saúde emocional. Diante disso, os setores de Psicologia e Recursos Humanos terão uma programação de atividades sobre o assunto. “A ajuda psicológica e ajuda médica muitas vezes são necessárias, porém a maioria das pessoas ainda evita buscar esse auxílio por achar que podem dar conta sozinha ou por vergonha, já que saúde emocional ainda é um grande tabu na nossa sociedade. O não falar sobre esse assunto é nocivo, pois traz a ideia de ser algo errado. Infelizmente, as pessoas ainda associam essa ajuda com a loucura e com isso, as doenças mentais só aumentam e se agravam. Tudo bem buscar ajuda. E não, isso não significa fraqueza, mas sim força para buscar uma vida com mais qualidade e satisfação”, finalizou a psicóloga.

Publicidade

Parceiros