Vereador Alexandre Zóio pede a implantação de um Centro Terapêutico para Autistas em Ourinhos

assessoria 20/03/2020 - 20:25:23 Noticias

Sempre trabalhando em defesa das pessoas com deficiência, o vereador Alexandre Araujo Dauage “Alexandre Zoio” apresentou o Requerimento nº601/20 solicitando informações sobre a possibilidade de se implantar o Centro Terapêutico para Autistas no município.

“Estou há anos lutando por essa causa e mais uma vez vou reiterar meu pedido. Aqui em Ourinhos não temos esse Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista. É um serviço de atenção diária, que tem por finalidade dar assistência, inclusão escolar e social na modalidade ambulatorial para crianças e adolescentes na faixa etária até 18 anos incompletos”, explicou o vereador durante a 7ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 16.

Continua depois da Publicidade

Zóio ressaltou que atualmente os diagnósticos são feitos precocemente e existe um aumento de pessoas autistas na cidade. “Antes, o diagnóstico era realizado após os 3 anos e hoje com menos de dois anos. Estou solicitando ao Prefeito Lucas Pocay e a Secretária de Saúde Cássia Palhas a implantação desse Centro Terapêutico para atender todos os autistas”.

O vereador explicou que no momento é a APAE que faz o atendimento. “A APAE está em seu limite no aspecto humano, físico, financeiro e as famílias não têm para quem pedir socorro. São mais de 100 pessoas já atendidas na APAE de Ourinhos e a cada 10 avaliações, 8 são diagnosticadas com autismo. Precisamos unir forças e conseguir o mais rápido possível esse Centro Terapêutico”, finalizou Zóio. 

Publicidade

Parceiros