Dirigentes de associações comerciais da região fazem reunião virtual

ACE Ourinhos 26/03/2020 - 15:15:35 Cidade

Encontro discutiu estratégias trabalhistas e econômicas para superar crise do COVID-19

Foi realizada na manhã da última quarta-feira (25) uma reunião virtual entre dirigentes de nove associações comerciais da região Centro-Oeste do interior de São Paulo, as quais formam a Região Administrativa de número 15 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). O objetivo da reunião, que durou cerca de duas horas, foi debater e alinhar ideias e ações a serem tomadas pelos dirigentes das associações comerciais de cada cidade, a fim de manter a economia das empresas o mais saudável possível, em razão da pandemia do Coronavírus.

Continua depois da Publicidade

"A reunião foi muito produtiva. Várias dúvidas foram sanadas. As associações estão unidas nessa guerra e vamos trabalhar para juntos alcançarmos êxito tanto no combate ao Novo Coronavírus quanto a preservar nossa economia. Ao invés do isolamento horizontal, que envolve toda a população indistintamente, o grupo de associações comerciais encaminhará através da FACESP a proposta ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado pelo isolamento vertical, direcionado apenas aos grupos de risco do COVID-19", contou Robson Martuchi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos e representante regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). 

Durante o encontro virtual, foram discutidas questões jurídicas do ponto de vista trabalhista como férias coletivas e licenças com duração de, pelo menos, 15 dias; suspensão das cobranças das mensalidades de abril e maio; livre negociação entre empregadores e empregados, respeitando o emprego, bem como entre locador e locatário; renegociação com produtores e prestadores de serviço; sugestão aos responsáveis regionais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para criar linhas de acesso ao crédito imediato de forma desburocratizada, a fim de socorrer os empresários e evitar o desemprego; regulamentação e profissionalização da venda por entrega, entre outras.

Também foi discutido na reunião o relacionamento das associações comerciais com a Boa Vista Serviços (empresa de informações de crédito), em relação à suspensão de metas, repasses e contratos. Além disso, foi disponibilizado às associações comerciais um modelo de ofício a ser encaminhado individualmente para a prefeitura de cada cidade, referente ao pagamento de tributos e pagamentos às concessionárias de água, luz e esgoto.

 "Estamos fazendo o possível para superar essa fase com muita responsabilidade, tanto em relação às vidas que estão em risco quanto à economia, que também é fator muito importante para a manutenção da vida de todos. Tenho certeza que essas medidas serão eficazes e que, juntos, superaremos com êxito essa fase de luta contra o COVID-19", concluiu Martuchi.

Publicidade

Parceiros