DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE

assessoria 20/05/2020 - 00:17:55 Cidade

Hoje, 19 de maio, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Vários estudos epidemiológicos, clínicos e experimentais, realizados nas últimas décadas, investigaram a função protetora do leite humano e fortemente comprovam que a prática da amamentação ou do uso de Leite Humano pasteurizado (nos casos dos bebês em UTI neonatal), previne as infecções infantis, particularmente àquelas afetando o trato respiratório e gastrointestinal.

O leite materno é um antibiótico natural. Além de sua melhor digestibilidade, possui uma composição química balanceada, menor exposição a alérgenos, proteínas capazes de combater doenças e vários anticorpos que fortalecem a imunidade, protegendo os bebês para que também enfrentem as suas infecções.

Continua depois da Publicidade

O Banco de Leite Humano de Ourinhos está com o seu funcionamento normal e necessita da doação de leite materno de mulheres saudáveis, sem o uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação e que produzem um volume de leite além da necessidade do seu bebê.

Por conta do isolamento social, as doações têm diminuído, mas os bebês que estão na UTI continuam precisando e muitas mães acabam jogando fora a produção extra de leite.

Até o momento, os estudos não evidenciam a transmissão do vírus por líquido amniótico, sangue do cordão umbilical ou leite materno, mas por escassez de evidências científicas não recebemos doações de mulheres com suspeita ou em contato com suspeito de COVID-19 e/ou estado gripal.

Nas visitas domiciliares diárias para a busca do frasco cheio e a entrega do vazio, fez-se rotina o questionamento do estado de saúde da doadora e dos moradores da casa. Os Bancos de Leite são regulamentados com uma legislação rígida, de protocolos e procedimentos padronizados, que visam a qualidade de seu leite fornecido para os prematuros e recém-nascidos que necessitam.

 A pasteurização realizada elimina todos os microrganismos patogênicos do leite, complementados pelos exames laboratoriais para essa comprovação.

Atualmente com o cenário da pandemia esses procedimentos não mudaram e a coleta domiciliar das doadoras também não mudou. As orientações em relação aos cuidados domiciliares da doadora com a extração do leite e armazenamento seguem com o controle da higiene pessoal da doadora e do ambiente em que é realizada a extração, também com lavagem das mãos, fervura uma vez por dia das bombinhas extratoras e conchas de amamentação.

Para doar, basta ligar no telefone do Banco de leite (14) 33242203

A doação é retirada em casa, com toda a segurança.

#leitematernoévida

Publicidade

Parceiros