Associação Comercial alerta comerciantes para rigor nas normas de higienização

ACE Ourinhos 03/06/2020 - 13:32:37 Cidade

Com opção da Prefeitura de mudar Ourinhos da faixa 2 para a 3, restaurantes e bares também poderão abrir em até 20% de suas capacidades

Nesta segunda-feira, 1, começou a etapa de flexibilização para reabertura de empresas baseada nas diretrizes do Governo do Estado de São Paulo. Em Ourinhos, o prefeito Lucas Pocay antecipou em entrevista à TV Tem o teor do Decreto Municipal que regrará a forma como os estabelecimentos deverão proceder. A Prefeitura propõe que a cidade ingresse na faixa 3 (amarela), mais maleável, mesmo estando na faixa 2 (laranja) conforme o plano do governador João Dória para a região de Marília. “Estamos de acordo com essa tentativa de nos enquadrarmos em uma fase à frente, nossa maior preocupação agora, além dos cuidados com a Covid-19, é que todos os comerciantes sigam à risca as normas de higienização e controle de acesso de clientes para que não tenhamos que retroceder na próxima semana”, ponderou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi.

Continua depois da Publicidade

Na prática, além do retorno do comércio de rua, shoppings, escritórios e concessionárias, também estão sendo liberados em até 20% restaurantes, bares e similares, segmentos constantes somente no grupo 3 de flexibilização da quarentena. “Estamos de acordo - e já vínhamos defendendo isso há bastante tempo -, já que Ourinhos atende aos requisitos para uma reabertura controlada devido as suas estatísticas de controle da doença”, lembrou Martuchi.

O Decreto Municipal, programado para ser publicado ainda nesta segunda-feira, deverá ratificar essa posição, entrando em vigor imediatamente.

Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade a limitada 40%, mas em Ourinhos o Decreto deverá autorizar apenas 20%, além de horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos.

Publicidade

Parceiros