Lojas fecham no feriado municipal e abrem no sábado, véspera do Dia dos Pais, até 17h

ACE Ourinhos 05/08/2020 - 16:25:56 Cidade

Sincomerciários não aprova abertura no dia 6 de agosto, dia do padroeiro, e Prefeitura autoriza comércio ficar aberto até 17h no próximo sábado, 8

Durante uma semana, aproximadamente, a Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) tentaram junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) um entendimento extraordinário ao acordo coletivo de trabalho vigente para 2020 que possibilitasse a abertura do comércio no feriado municipal católico de 6 de agosto, quando se comemora o Dia do Padroeiro Senhor Bom Jesus. “Estamos sempre tentando nos adequar e superar os efeitos que a pandemia causou em nossa economia, sobretudo no comércio”, justificou Fred Corrêa Leite, diretor da ACE e presidente afastado momentaneamente do Sincomércio devido a legislação eleitoral.

Continua depois da Publicidade

A tentativa, no entanto, foi em vão. Após reuniões e deliberações internas, o presidente do Sincomerciários, Aparecido de Jesus Bruzarosco, comunicou as entidades patronais locais na terça-feira que não houve consenso da maioria de seus diretores para que houvesse a liberação de trabalho dos comerciários para o próximo feriado.

Numa outra negociação, a ACE sugeriu à Prefeitura de Ourinhos que, em face do feriado na quinta com comércio fechado e a proximidade do Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo, as lojas pudessem abrir no sábado, 8, até as 17h, fazendo valer o que já estava previsto no acordo coletivo de trabalho antes das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. A proposta da ACE foi aceita, trazendo uma oportunidade a mais para consumidores e comerciantes exercerem seus direitos de comprar e vender. “Perdemos de um lado e ganhamos de outro. O importante é que todas as pessoas, sejam lojistas, empresários, ou sejam clientes e visitantes, não esmoreçam quanto as regras de prevenção contra a Covid-19 quando estiverem nas ruas e nas lojas, isso é fundamental para que possamos ir retomando, ainda que lentamente, a atividade econômica que mais emprega em Ourinhos, o comércio, com segurança para todos”, afirmou Robson Martuchi, presidente da ACE.

Publicidade

Parceiros