CAVALO CRIOULO PARTICIPA DA 45ª FAPI

Assessoria 28/05/2011 - 18:27:39 Diversos

Registro de Animais, exposição morfológica e campereada (team penning) são as etapas previstas para Ourinhos

Oriundos da Península Ibérica, mas totalmente adaptados e desenvolvidos nas Américas, desde que vieram com os colonizadores, portanto evoluídos de acordo com a nossa realidade, o cavalo da raça crioula é muito popular em países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai e, é claro, o sul do Brasil, onde representa uma verdadeira paixão.

Ourinhos também irá conhecer um pouco da raça que participa da 45ª Fapi no período de 10 a 12 de junho, com etapas como registro de garanhões, exposição morfológica e campereada.

Segundo o presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalo Crioulo de Bauru, Paulo Roberto Parmegiani, a etapa do registro dos animais, que acontece na sexta-feira, 10, é muito importante, já que, através dela, registra-se publicamente como garanhões apenas os animais machos que estão dentro de rigorosos padrões raciais e morfológicos para que, futuramente, imprimam à toda sua descendência as melhores qualidades da Raça Crioula: resistência, docilidade, inteligência, aptidão vaqueira e funcional. Só passar por esse rigoroso exame permite que Cavalos Crioulos machos inteiros sejam registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo. “Um técnico da ABCCC virá a Ourinhos e detalhadamente observará todas as características de cada candidato a garanhão apresentado, bem como toda a documentação dos criadores e/ou proprietários. Só recebe o registro o animal que realmente se enquadrar nos padrões raciais. Há também o que chamamos de aprazar, ou seja, dar-se mais tempo ao animal, pois embora o animal ainda não esteja no ponto ou com o estado de apresentação ideal, pode chegar ao objetivo através do manejo correto, se tiver estrutura adequada e qualidade racial”, explica o presidente.

No sábado, dia 11, acontece a 2ª Exposição Morfológica de Ourinhos, cujo resultado do julgamento poderá fazer parte do ranking da raça. Os animais, machos e fêmeas, são divididos em categorias, de acordo com a idade, e, também, no caso das fêmeas, há a categoria para as prenhas e para as com cria ao pé. Os melhores de cada categoria no evento participam ainda do Grande Campeonato, que acontece no domingo, dia 11, a partir das 9 horas. Na exposição morfológica os animais são avaliados em sua morfologia, conformação, beleza, andadura, estrutura óssea, linhas superiores, angulação de paletas, aprumos e adornos, arqueamento de costela e no que mais determina o chamado “selo de raça”, que são a cabeça e o pescoço.

“Há ainda diversos adornos dos animais, que procuramos apresentar bem na exposição e que requerem um cuidado especial com os preparativos: cola, crinas, topete. Os cavalos são lavados com cuidado, há produtos de beleza específicos para cada cor de animal e detalhes que diferenciam a raça das demais, tais como tosas e amarrações de cola e crinas”, declara.

Ainda no domingo, encerrando a participação na 45ª Fapi, o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, de Bauru realiza a prova de team penning, chamada na Raça Crioula de campereada, uma prova que simula como o cavalo trabalha na tarefa de apartação do gado. Em uma área de 80 por 45 metros, são colocados 10 trios de bois numerados. Cada equipe tem três cavaleiros em três Cavalos Crioulos, que devem apartar cada boi do trio de bois sorteados para dentro de uma mangueira, mantendo-os nela até conseguir colocar o terceiro. Vence a equipe que apartar e colocar na mangueira o trio de bois no menor tempo possível.

Núcleo Sem Fronteiras – O Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, com sede em Bauru, existe desde 2006 e congrega criadores da raça de qualquer cidade onde não exista um núcleo, por isso do nome Sem Fronteiras. Paulo Roberto Parmegiani, atual presidente, explica que é impossível não se apaixonar pela raça e que os cavalos de sua fazenda, a Fazenda Primor, hoje são 100% crioulos. “Embora muito conhecida no sul do Brasil, principalmente através da famosa e concorrida prova Freio de Ouro, a criação do Cavalo Crioulo também está caminhando para outras regiões, como o sudeste e o centro-oeste. É uma das raças que mais cresceu no país nos últimos anos, em valores e em número de animais comercializados”, comemora.

Publicidade

Parceiros