Santa Casa de Ourinhos conta com cinco novos leitos de UTI para tratamento contra a COVID-19

assessoria 01/02/2021 - 19:24:19 Noticias

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Santa Casa de Ourinhos ampliou em 50% a capacidade de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para COVID-19, após o município obter a habilitação junto ao Governo do Estado de São Paulo de mais cinco leitos com respiradores para o tratamento de pacientes com caso grave da doença.

A habilitação de novos leitos já era necessária devido ao momento crítico que a Santa Casa de Ourinhos atravessa com a taxa de ocupação da UTI COVID 19 estar em 100% desde o mês de dezembro.

Continua depois da Publicidade

Diante deste cenário preocupante, a Santa Casa expôs ao prefeito Lucas Pocay a necessidade de se ampliar o número de leitos. Preocupado, o Prefeito encaminhou o pedido ao DRS IX de Marília pleiteando recursos financeiros para adequação ao atendimento que garantisse mais leitos ao município, o qual foi atendido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O presidente da Santa Casa Celso Zanuto falou da importância da ativação dos novos leitos. “Se não fosse autorizado o repasse do recurso para custeio dos novos leitos, teríamos mais dificuldades nos próximos dias. Porém, agora, é uma esperança renovada para salvar mais vidas”.

Já o administrador da Santa Casa, Fernando Abreu destacou que a união entre o hospital, Prefeitura e DRS-IX de Marília foi fundamental para a habilitação dos novos leitos. “A Secretaria de Saúde nos solicitou que adequássemos o nosso espaço para recebermos novos leitos, e juntos solicitamos ao Estado e a DRS de Marília para recebermos os equipamentos e o custeio dos novos leitos, que irão desafogar a Santa Casa, melhorar o fluxo e atender mais pacientes”.

A Secretária de Saúde, Cássia Palhas, disse que os novos leitos chegam para reforçar o sistema de saúde de Ourinhos, que tem registrado alta taxa de internação. “A ampliação dessa estrutura irá contribuir para reforçar o nosso sistema de saúde, porque todos os dias fazemos transferências de pacientes devido a nossa taxa de ocupação da UTI estar em 100%”.  

A médica pneumologista e uma das responsáveis pela UTI COVID-19 da Santa Casa de Ourinhos, Dra. Flavia Ambrozio de Carvalho, falou que a ampliação da estrutura da UTI irá proporcionar uma melhor assistência médica aos pacientes dentro do hospital. “Temos uma situação angustiante, pois tem pacientes que precisam de um atendimento mais avançado e não temos leitos e equipamentos disponíveis. Com certeza a ampliação dessa estrutura vai aliviar um pouco para a gente atender a nossa população”.

Publicidade

Parceiros