ASSOCIAÇÃO COMERCIAL COMPLETA 88 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA, 24.

ACE Ourinhos 22/03/2021 - 17:46:53 Cidade

“Uma data que será lembrada no futuro como um dos momentos mais difíceis da história do nosso comércio”, destacou o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi

Em 1933, o Brasil e o mundo empreendiam esforços para se recuperarem daquela que foi, provavelmente, a maior crise econômica do planeta. Há menos de 4 anos após o crack da Bolsa de Valores de Nova York, que além de quebrar a economia norte americana e mundial afetou o principal produto de exportação brasileiro: o café, Ourinhos também buscava sua organização no setor econômico. Foi exatamente nesse ano, em 24 de março de 1933, que era fundada a Associação Comercial de Ourinhos, hoje Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE). “É uma longa vida de trabalho voltado ao desenvolvimento das atividades comerciais e empresariais da nossa cidade, buscando sempre o equilíbrio da economia local como forma de contribuir para uma melhor distribuição de renda e geração de qualidade de vida para toda a população”, resume Robson Martuchi, atual presidente da ACE Ourinhos.

Continua depois da Publicidade

Quando Rodopiano Leonis Pereira, seu primeiro presidente, encaminhou os trâmites legais para a criação da ACE, sua petição foi despachada para Salto Grande, que era a sede da comarca na época. Presente na vida do município ainda em estruturação, a ACE contribuiu para causas relevantes da história de Ourinhos, como quando pleiteou a reconstrução da Ponte Mello Peixoto na divisa de São Paulo e Paraná. Ela havia sido avariada há menos de um ano nos combates que ali se deram por conta da Revolução Constitucionalista de 1932.

Robson Martuchi lembra que a ACE também procura atuar em parceria com outras entidades privadas e órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal, Fiesp, Sesi, Senai, Sebrae, Senac, Fapesp, Sincomércio, Sincomerciários e Fecomércio. “Mesmo com as mudanças de governos municipais, a ACE sempre ocupa acentos em conselhos importantes do município, fazendo-se representar e a todos os seus associados”, informa o presidente da ACE.

Robson Martuchi destacou ainda a colaboração de todos os funcionários que, ao longo desses 88 anos, ajudaram a construir uma entidade forte e representativa. “Meu muito obrigado a toda a equipe da ACE que garante o bom funcionamento da nossa entidade, levando os nossos serviços a todos os associados com competência e profissionalismo”, afirmou.

DIÓGENES PARABENIZA - O ex-presidente da ACE Ourinhos, Diógenes Corrêa leite, também se manifestou pelo aniversário de 88 anos da entidade. “Quero parabenizar a todos os seus associados, a todo o grupo empresarial de Ourinhos que é parceiro da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos. Nesses mais de 20 anos em que estive a frente da ACE sempre tive a colaboração de todos os empresários. Ela teve a sua frente grandes empresários, como Dr. Paulo Cesar Saldanha Rodrigues, Hélio Silva, Lauro Migliari, entre outros grandes nomes. A Associação Comercial sempre foi a mãe das entidades patronais do comércio. Foi através dela que trouxemos para Ourinhos o Sebrae, o Senai e agora o Senac que está para ser inaugurado. A Associação Comercial sempre esteve na frente das grandes campanhas, como a Campanha do Agasalho, e liderando também as campanhas do comércio de Ourinhos, como as grandes promoções do final do ano, alegrando e presenteando a nossa população”, relembrou Diógenes.

O ex-presidente também fez menção ao momento de dificuldades para o comércio diante das restrições da quarentena da Covid-19. “Quero também parabenizar a atual diretoria da ACE, seu atual presidente que, nesse momento que estamos passando de pandemia, tão bem está sabendo administrar essa situação. Quero deixar minha mensagem também a todos os empresários de Ourinhos, que esse momento da pandemia deve passar e vai passar, e logo nós estaremos recuperando todos os empregos que a gente deixou de ter”, acredita Diógenes.

O presidente do Sincomércio, Fred Corrêa Leite, que é também diretor da ACE, afirmou que poucas entidades conquistam essa longevidade: “São poucas as entidades sem fins lucrativos que conseguem comemorar um aniversário tão longevo como o da ACE Ourinhos. Afinal, 88 anos representam várias gerações trabalhando pelos mesmos objetivos e ideais. Meus parabéns a todos que colaboram e colaboraram para essas quase 9 décadas de sucesso”, disse Fred.

Publicidade

Parceiros