Visão Monocular agora é considerada deficiência visual no Brasil!

assessoria 25/03/2021 - 12:32:40 Noticias

Uma ótima notícia! Foi sancionada a Lei Federal nº14126/21, que classifica a visão monocular como deficiência em todo o Brasil.

No ano passado, foi aprovado aqui em Ourinhos um Projeto de Lei de minha autoria que reconheceu no município a visão monocular como deficiência.

Continua depois da Publicidade

Agora com a Lei Federal, as pessoas com essa deficiência poderão ter acesso a benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez, e isenções tributárias na compra de automóveis e outros equipamentos. A nova Lei também assegura aos monoculares o acesso gratuito, por meio do SUS, a medicamentos e próteses.

Para quem não sabe, a visão monocular é caracterizada pela capacidade de uma pessoa conseguir enxergar apenas de um olho, possuindo, com isso, noção de profundidade limitada, redução de campo periférico. Essa pessoa apresenta dificuldades devido ao desequilíbrio provocado pela limitação de sua noção de distância de profundidade e de espaço, comprometendo a sua coordenação motora, o que dificulta ter um equilíbrio considerado normal.

Minha luta pela pessoa com deficiência é constante. Contem sempre comigo!
 

Publicidade

Parceiros