COVID - CHEGADA DOS CAPACETES ELMO

assessoria 03/04/2021 - 11:11:59 Noticias

O capacete Elmo reduz em 60% a necessidade de internação em leitos de UTI.

O Prefeito Lucas Pocay e a primeira-dama Luana Alves acompanharam na noite desta sexta-feira (02) a chegada dos capacetes Elmo na Santa Casa de Ourinhos. Os equipamentos serão utilizados no tratamento de pacientes contra a Covid-19.

Continua depois da Publicidade

A compra dos capacetes é resultado de uma mobilização da sociedade ourinhense, que teve a frente a advogada Caroline Rapchan e a empresária Beth Bressanin. Em poucos dias, essa ação solidária arrecadou cerca de R$ 62 mil em doações para a compra de 40 equipamentos, insumos e treinamento.

Em uma parceria sem custo para a Prefeitura, os capacetes serão utilizados na Santa Casa de Ourinhos, na UPA e no Hospital Covid. Como o equipamento possui vida útil, a campanha de arrecadação de recursos continuará para a compra de mais unidades do dispositivo.

Feito com silicone e PVC, o capacete foi desenvolvido para oferecer oxigênio em alto fluxo para o paciente internado com a Covid-19. O equipamento envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço em uma base que veda a passagem de ar. Com a aplicação de oxigênio e ar comprimido, o Elmo gera uma pressão positiva (em relação à pressão atmosférica) que ajuda pacientes com dificuldade de oxigenação.

Dessa forma, é indicado para o tratamento de pacientes com quadro clínico leve e moderado da Covid, mas também auxilia casos que começam a evoluir para gravidade, de modo a evitar também a intubação do paciente.

O prefeito Lucas Pocay agradeceu o engajamento da sociedade ourinhense no auxílio do combate à Covid-19. "São equipamentos muito importantes para salvar mais vidas. Agradeço imensamente a todos que contribuíram com esta ação solidária e ajudaram na compra dos equipamentos. Ourinhos está unido e se Deus quiser vamos diminuir os casos mais graves da doença".

A empresária Beth Bressanim falou do sentimento de poder contribuir neste momento delicado da pandemia na cidade, por meio desta mobilização. "As doações continuam abertas para comprarmos mais equipamentos e salvarmos mais vidas".

A advogada Caroline Rapchan também fez questão de agradecer o apoio das pessoas que acreditaram neste projeto. "Procurei o Lucas Pocay e o Celso Zanuto que acreditaram nesta nossa ideia e no projeto e em uma semana conseguimos arrecadar um valor expressivo que nos permitiu comprar os equipamentos e insumos para o tratamento".

O presidente da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanuto, informou que os equipamentos começam a ser utilizados no tratamento dos pacientes já no início da próxima semana. "Quanto mais conseguirmos utilizarmos o capacete, teremos menos intubação e menos mortes".

 

Publicidade

Parceiros