Capacetes comprados por empresários para evitar UTI e intubação chegaram a Ourinhos

ACE Ourinhos 05/04/2021 - 13:11:27 Noticias

Presidente da ACE, Robson Martuchi, enaltece a agilidade e eficácia da ação dos empresários

Coroando com êxito uma campanha de arrecadação de recursos junto a empresários de Ourinhos para a compra de capacetes de respiração assistida, na sexta-feira, por volta das 18h30, foram entregues 40 unidades no almoxarifado da Santa Casa. Segundo Carolina CorralRapchan, idealizadora da iniciativa, ficarão 30 Elmos para uso dos pacientes da Santa Casa e 10 para internados no Hospital Covid da Prefeitura. Além de Carolina, estiveram no local para receber a entrega, Beth Bressanin, empresária que ajudou a coordenar a campanha; Celso Zanuto, presidente da Associação da Santa Casa; prefeito Lucas Pocay e o chefe de gabinete André Constante, pela Prefeitura.

Continua depois da Publicidade

O grande diferencial do capacete Elmo, desenvolvido no Estado do Ceará, é reduzir em até 60% a necessidade de internação em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a intubação, utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo. O capacete tem demonstrado desde seus testes iniciais ser positivo no tratamento da insuficiência respiratória causada pelo novo coronavírus.

“A gente nem sabe como agradecer todo mundo que fez a doação. A gente nem sabe o nome de todo mundo, são muitas pessoas. Eu acho que é um pontinho de esperança para a população nossa aqui de Ourinhos”, disse Carol Rapchan. “Ourinhos está sendo pioneiro nisso. Nós graças a Deus tivemos todo o apoio da turma de empresários, nós fizemos com muito carinho, estamos muito felizes e realizados porque realmente aconteceu. Foi uma ação muito gostosa de ter feito e hoje o prazer é imenso, é emocionante ver que nós vamos poder salvar vidas”, declarou Beth Bressanin.

De acordo com o presidente da Santa Casa, Celso Zanuto, nesta segunda-feira, 5, está programada a realização de treinamento para a equipe que vai operar o uso dos Elmos. Durante a semana, segundo ele, serão realizados testes, com a perspectiva de colocar em uso os equipamentos o quanto antes. “É dessa forma que vemos a classe empresarial dando sua cota de contribuição para o bem de toda a comunidade e mostrando que é possível empreender ações inteligentes, rápidas e eficazes contra a Covid”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi.

Publicidade

Parceiros