CIRCUITO SESC DE ARTES DIA 10/06 NA PRAÇA MELLO PEIXOTO EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 06/06/2011 - 11:22:40 Cidade

Sexta, dia 10 de junho, o Circuito SESC de Artes chega a Ourinhos com uma excelente programação artística reunindo música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, artemídia e performances. As atividades começam às 15h na Praça Mello Peixoto e tem o apoio do programa VivOurinhos da Secretaria Municipal de Cultura. Confira a programação:

ARTES VISUAIS 15h JOGO ACERVO SESC DE ARTE BRASILEIRA
Com o objetivo de aproximar o público do universo artístico por meio do contato com obras de arte, uma brincadeira de cartas com imagens de obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões relacionadas à arte de forma geral. Em sua segunda edição, o jogo criado especialmente para o Circuito SESC de Artes 2011 apresenta a coleção BRESSONIANAS, composta pelos fotógrafos brasileiros Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Juan Esteves, Marcelo Buainain, Orlando Azevedo e Tuca Vieira, que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.

A ESTRADA DOS TIJOLOS DOURADOS Base V (SP)
Tendo como referência o clássico O Mágico de Oz, a intervenção busca alterar a paisagem e o cotidiano dos transeuntes. O público poderá acompanhar ao vivo a pintura de uma "estrada" que, como na história original, representa um novo caminho a ser escolhido. O grupo Base V foi formado em 2002 e desenvolve seus trabalhos a partir da experimentação livre e improvisação. Atualmente é formado por Danilo Oliveira, David
Magila e Zansky.

PERFORMANCE 15h É CRÉDITO OU DÉBITO? Vários artistas (BR)
Intervenções em que artistas e público negociam a troca, compra e/ou venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, discutindo questões sobre a sociedade de consumo e o mercado da arte. Os trabalhos incorporam ideias e ações a partir de uma genealogia artística construída desde os anos 70 que subverte o sistema institucional da arte, estabelecendo alternativas de posicionamentos face ao sistema capitalista.
Curadoria: Josué Mattos
Artistas participantes: Ernesto Neto, Marcos Chaves e Renata Cruz.
Eu só vendo a vista, Marcos Chaves
Em uma banca de camelô, cartões postais são vendidos a R$ 1,99 em tiragem limitada. Ao lado dos cartões um televisor mostrará o vídeo que compõe esta obra.
Quatro semanas de objetos estabilizadores, Renata Cruz
A artista realiza a compra e catalogação de objetos do cotidiano oferecidos pelo público, que servirão de modelo para uma série de desenhos associados a frases de J. M. Coetzee, autor de origem sul africana. As composições serão vendidas a R$ 2.00, valor também pago pela artista para a compra dos objetos.
Troco uma embalagem por uma laranja fresca, Ernesto Neto
Um vendedor de laranjas é contratado para trocar em praça pública uma laranja
descascada por uma embalagem industrial. A ação dá continuidade à pesquisa do artista sobre «cultura artesanal» e «cultura industrial».
Duração: 4h

CIRCO 16h CIRCO MALABARÍSTICO Irmãos Becker (SP)
Dois palhaços cômicos demonstram de modo criativo e bem humorado diversas técnicas de malabarismo e equilibrismo. A atração utiliza elementos como claves, facas, cones e fogo, criando uma performance interativa em clima de suspense. O público é convidado a se divertir nesse espetáculo repleto de adrenalina. A apresentação é composta pelos irmãos, André e Duba Becker, que realizam pesquisas na área circense desde 2001.
Concepção e Elenco: André e Duba Becker
Duração: 50min.

LITERATURA 17h TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM Cia. Ilustrada (SP)
Intervenção literária e poética em que a palavra é a protagonista, seja ela falada ou cantada. Com perguntas como: “Qual é a palavra que você mais gosta?”, “Qual é a que você tem mais medo?” ou ainda “Qual é a palavra que mais te desagrada?”, a Cia Ilustrada faz uma divertida intervenção artística, com muita música, brincadeira e palhaçada. A proposta é aproximar o público da literatura.
Concepção e Direção: Junior Siqueira
Elenco: Junior Siqueira, Vanessa Gutz e Celso Amâncio

TEATRO 17h30 A MULHER QUE COMEU O MUNDO
Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator (RS)
O espetáculo brinca com a metáfora da ganância desmedida e da busca desenfreada pelo poder, revelando a ridícula condição humana de querer a permanência e a posse das coisas por meio de lutas e dominação. Para contar essa história, a companhia utiliza máscaras e procura estabelecer outra forma de comunicação entre público e atores. O resultado é uma obra que privilegia a linguagem gestual, a narrativa através da música cantada e a pontuação através da percussão realizada por instrumentos musicais incorporados aos figurinos. O Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator existe desde 1992 e seu processo de trabalho criativo e técnico tem como figura central o ofício do intérprete e sua linguagem.

Elenco: Celina Alcântara, Ciça Reckziegel, Gisela Habeyche, Julia Ludwig, Pamela Fontoura e Thiago Pirajira
Direção: Gilberto Icle
Figurino e Adereços: Chico Machado
Música: Flávio Oliveira
Preparação Vocal: Marlene Goidanich
Contra-regra: Shirley Rosário
Produção: Anna Fuão
Duração: 50min.

DANÇA 18h30 OUTRO LUGAR Focus Cia de Dança (RJ)
Outro lugar é uma construção coreográfica marcada pela movimentação do corpo em relação à arquitetura. A coreografia é composta por sete bailarinos, que durante quinze minutos interagem numa dança. O deslocamento dos bailarinos pelo espaço faz com que cada espectador tenha uma perspectiva única do espetáculo. A proximidade dos intérpretes também modifica a percepção do público que os observa.

Direção artística, criação original e coreografia: Alex Neoral
Intérpretes: Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva, Marcio Jahu, Marisa Travassos, Mônica Burity, Rico Pinheiro
Duração: 15min.

ESPECIAL 19h VIDEORREPÓRTER
Com a missão de descobrir quais são os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa, um videorrepórter faz rápidas entrevistas sobre quais são as opções de cultura, lazer e entretenimento da região. Ao final

Publicidade

Parceiros