SECRETARIA DE SAÚDE PRORROGA CAMPANHA DE COMBATE À ESQUISTOSSOMOSE

Prefeitura M. de Ourinhos 06/06/2011 - 20:35:38 Cidade

A Campanha de Combate à Esquistossomose, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que seria encerrada no último dia 03, foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 10. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da Campanha é efetuar a busca ativa de pessoas que tenham freqüentado regiões hídricas da cidade e que tenha possibilidade de estarem infectadas.

O que é a Esquistossomose?
A Esquistossomose é a doença conhecida popularmente como "barriga d'água" e é causada por um parasita chamado "Schistossoma mansoni", que se encontra nos caramujos dos rios. A Semana da Esquistossomose é uma atividade complementar à vigilância de rotina da doença e foi implantada no Estado de São Paulo em maio de 2009, com a finalidade de divulgar mais amplamente a doença, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento, bem como aumentar a captação precoce de casos (sintomáticos e assintomáticos), a partir das ações municipais, garantindo o tratamento e verificação de cura de todos os casos detectados.

Objetivo da Campanha
O Objetivo da Campanha é incentivar as pessoas que tiveram contato com coleções hídricas poluídas a procurar os serviços de saúde para consulta médica e realização de exame para diagnóstico da doença e tratamento e esclarecer os cidadãos, médicos e toda a assistência médica, sobre a importância da esquistossomose como problema de saúde pública no município e sobre a necessidade de prevenção, e para aqueles se expuseram ao risco, de se fazer consulta médica e o exame diagnóstico e receber o tratamento.

Quem deve fazer exames?
Pessoas que já frequentaram ou frequentam regiões que têm pessoas com esquistossomose, barriga d´água, doença do caramujo ou xistosa, ou que já entraram em lagos, lagoas, represas, açudes ou rios, com caramujos, para nadar, pescar ou trabalhar. Nestes casos, devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência para fazer o exame de fezes para diagnóstico de Esquistossomose.

O que é esquistossomose ?
A esquistossomose é uma doença crônica causada por parasitas multicelulares. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano no mundo. O período de incubação, entre infecção e sintomas, é de dois meses. Na fase inicial ou aguda, a disseminação das larvas pelo sangue e a divisão nos pulmões e depois no fígado, ativa o sistema imunitário surgindo febre, mal estar, cefaléias (dores de cabeça), astenia (fraqueza), dor abdominal, diarréia sanguinolenta, dispnéia (falta de ar), hemoptise (tosse com sangue) um conjunto de sintomas conhecido por síndrome de Katayama. Cuidados para não pegar esquistossomose: Não nadar, brincar ou se banhar em córregos, não pescar ou lavar roupa nos córregos; não usar desta água para beber ou cozinhar.

Sintomas da doença
Coceira no local de penetração das cercárias, febre, tosse seca, mal estar geral, cansaço, fraqueza, diarréia (às vezes com sangue), cólicas e dor de barriga. Em alguns casos o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Algumas pessoas não apresentam estes sintomas no começo, que só aparecem quando a doença está avançada. Neste caso, estas pessoas terão a barriga inchada d'água; alguns órgãos afetados como: fígado, coração e rins, que em casos mais graves, pode levá-las ao óbito.

Tratamento para a esquistossomose
O tratamento da esquistossomose é feito com medicamento seguro e efetivo, via oral, em dose única (à base de praziquantel ou oxamniquina) e será prescrito pelo médico quando os exames tiverem resultados positivos. Esse remédio é gratuito e é ministrado na própria Unidade Básica de Saúde. Os casos graves geralmente requerem internação hospitalar e tratamento cirúrgico. Não há vacina para esquistossomose.


Parceiros