EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM INVESTIMENTO NO FUTURO DA HUMANIDADE

Prefeitura M. de Ourinhos 06/06/2011 - 20:41:56 Cidade

Na 3ª matéria especial em comemoração a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 03 e 08 de junho, a Prefeitura Municipal de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, de acordo com o Calendário Municipal, abordará o tema da Educação Ambiental, que tem sido um dos principais meios utilizados pela sociedade atual, na tentativa de se criar uma nova geração de jovens preocupados com as questões ambientais e que possam criar mecanismos de preservação do meio ambiente, para assim, garantirmos a vida sustentável no Planeta Terra para as futuras gerações. No Brasil, a educação ambiental tornou-se Lei em 27 de abril 1999. A Lei n° 9.795 – Lei da Educação Ambiental – em seu Art. 2° afirma: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

A Educação Ambiental nas Escolas

Desde a implantação da Lei da Educação Ambiental, o tema tem sido trabalhado em nossas escolas com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o Meio Ambiente a fim de preservá-lo e utilizar sustentavelmente seus recursos. Neste período já ficou provado que o debate sobre os problemas ambientais junto às crianças é determinante para que eles tenham novos valores a respeito do Meio Ambiente. As crianças, por serem indivíduos em formação intelectual, acabam absorvendo noções de quanto é importante a questão ambiental. E ainda, muitas delas acabam difundindo esses valores junto aos pais. Nota-se que a mídia tem desempenhado papel importante na divulgação de projetos de educação ambiental pelo Brasil. O nosso país é riquíssimo em biodiversidade, possuímos a maior floresta equatorial do planeta e temos um potencial hídrico enorme entre outros aspectos. Caso este trabalho de conscientização junto às crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares, tenha continuidade, informando sobre a importância de se preservar o meio ambiente, formaremos uma nova geração que não apenas evitará ações que prejudiquem o meio ambiente, como também assumirá o papel de cidadão comprometido com a defesa do Planeta Terra, seguindo caminho inverso das gerações anteriores que tiveram atitudes prejudiciais ao meio ambiente, por falta de informação sobre as questões ambientais, ou simplesmente se omitiram, como se isto não lhe dissesse respeito.

Projeto Criança Ecológica em Ourinhos
Como parte da educação ambiental nas escolas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação, lançou em julho do ano passado, o Projeto "Criança Ecológica" que tem realizado diversas atividades de conscientização ambiental junto aos alunos da EMEF Profº Jorge Herkrath, dentre as quais, o plantio de mudas de árvores em diversos locais da cidade. O Projeto "Criança Ecológica" foi criado em março de 2009, pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cuja ação vem percorrendo diversos municípios do Estado de São Paulo, capacitando educadores das escolas municipais das Prefeituras que tenham interesse em implantá-lo em suas cidades. O "Criança Ecológica" é um dos 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria Estadual, e visa implantar a educação ambiental nas escolas, disponibilizando para isso, diversas ferramentas pedagógicas para que os professores utilizem nas atividades junto aos alunos durante as aulas.


Publicidade

Parceiros