A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES

Prefeitura M. de Ourinhos 07/06/2011 - 17:17:30 Cidade

Dando continuidade a série de reportagens especiais relativas as questões ambientais, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 03 e 08 de junho, conforme Calendário Municipal estabelecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, na matéria de hoje, falaremos sobre a importância da recuperação e preservação das matas ciliares. As matas ciliares são vegetações essenciais ao equilíbrio ambiental e por esse motivo representam uma preocupação relevante para o desenvolvimento rural sustentável. Sua recuperação e preservação, em conjunto com as práticas de conservação e ao manejo correto do solo, tem como consequência a proteção de uma dos principais recursos naturais que é a água. As mata ciliares possuem inúmeras funções como por exemplo: controlar a erosão nas margens dos cursos d'água, evitando o assoreamento, minimizar os efeitos das enchentes, manter a quantidade e qualidade da água e auxiliar na proteção da fauna local, entre outros. Os objetivos para reflorestar áreas degradadas são: contribuir para a preservação da biodiversidade, melhorar a qualidade da água, aumentar a proteção e vazão das nascentes e mananciais e ressaltar as Áreas de Preservação Permanente que são protegidas por lei desde 1.965 ( lei 4.771) quando foi instituído o Código Florestal.

Áreas de Preservação Permanente

São consideradas Áreas de Preservação Permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas nos seguintes locais:

• Ao longo de rios e outros cursos d'água.
• Ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios naturais ou artificiais.
• Ao redor de nascentes ou olhos d'água.
• No topo de morros, montes, montanhas e serras.
• Nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45º.
• Nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadores de mangues.
• Em altitudes superiores a 1.800 metros.

Discussão do Código Florestal no Congresso

Neste momento, está em discussão e votação no Congresso Nacional, a alteração do Código Florestal e há um grande impasse entre os agricultores e os ambientalistas. Os ambientalistas querem legislação mais severa para a preservação do Meio Ambiente e os agricultores por sua vez, querem mais espaço para a produção de alimentos. A melhor solução neste caso é viabilizar uma forma de ter a maior produção possível de alimentos, sem que o meio ambiente seja prejudicado.

Publicidade

Parceiros