SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO, 18, DIA “D” DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E SARAMPO

Prefeitura M. de Ourinhos 10/06/2011 - 16:56:53 Cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoverá no próximo sábado, 18, o Dia de Mobilização Nacional para a imunização de crianças menores de 5 anos contra a poliomielite (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Além da vacinação contra a paralisia infantil, as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. As crianças de 1 ano até 6 anos e 11 meses também serão imunizadas contra o sarampo, durante a primeira etapa da vacinação contra a paralisia infantil, que ocorrerá em 8 estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará. Nos demais estados, a imunização contra o sarampo ocorrerá junto com a 2ª fase da Campanha de Vacinação contra a Pólio em agosto.

Dia “D” em Ourinhos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Ourinhos, no sábado, 18, mobilizará 128 pessoas em 17 postos fixos e 1 posto volante. “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças” é o slogan da Campanha que vacinará em Ourinhos, 6.939 crianças contra a Pólio e 8.236 crianças contra o sarampo, cuja meta de imunização estabelecida é de 95%. A Secretaria ressalta ainda que as vacinas contra a paralisia infantil e contra o sarampo serão aplicadas de forma indiscriminada, isto é, deverão ser vacinadas todas as crianças nas faixas etárias indicadas, mesmo aquelas que já tomaram as vacinas.

Locais de Vacinação no dia 18 (08 h às 17 horas):
Centro de Saúde I de Ourinhos (Postão), UBS Vila Odilon, UBS Vila Margarida, UBS Vila São Luiz, UBS Jd. Itamaraty, UBS Parque Minas Gerais, UBS Vila Brasil, UBS CAIC, UBS COHAB, UBS Região Oeste, PSF Jd. Josefina, PSF Jd. São Carlos, PSF Pacheco Chaves, PSF Nova Sá/ Jd. Itajubi, Núcleo de Saúde Jd. Guaporé, Núcleo de Saúde Jd. Matilde, E.E. "Orlando Quagliato" - Usina São Luiz.

Posto Volante
08h30 às 11h30 - Associação de Moradores do Jd. Santos Dumont
14 horas às 16h30 - EMEI Itaipava

Antecipação da Vacinação contra o Sarampo

A epidemia de sarampo na Europa, com registros de 6,5 mil casos em 33 países, e o início do verão europeu no mês de julho, fizeram o Ministério da Saúde antecipar a vacinação contra o sarampo em 8 estados, para reduzir o risco de ocorrência de casos importados da doença no Brasil. O Brasil está livre da circulação autóctone do vírus do sarampo desde o ano 2000 e, da rubéola, desde 2008, mas todos os anos são identificados casos importados de países onde ainda há transmissão do sarampo. Em 2011, foram confirmados 10 casos importados da doença no país e ainda existem 5 casos suspeitos em investigação. O Ministério da Saúde antecipou a vacina contra o sarampo nos 8 estados por critério de serem os mais populosos, ou com maior fluxo de turistas, ou que apresentam coberturas vacinais abaixo da média.

Parceiros