INTEGRANTES DO PROJETO “A CULTURA DA PAZ” VISITAM ESCOLA ESTADUAL DE SALTO GRANDE

Prefeitura M. de Ourinhos 14/06/2011 - 16:53:18 Cidade

No início deste mês, os integrantes do projeto “A Cultura da Paz” de Ourinhos, Psicopedagoga Célia Regina Salomão, Psicóloga Eliana Gomes da Silva e o Jornalista Luiz Argollo estiveram na E.E. “Padre Mário Briatore”, em Salto Grande, onde foram recebidos pela diretora da escola, Profª Maria Conceição Alves Matos, cuja visita teve como objetivo, divulgar o Projeto para os educadores da Unidade Escolar. Durante a exposição inicial, foi apresentado um vídeo em que a médica psiquiatra, palestrante e autora de diversos livros sobre comportamento humano, Ana Beatriz Barbosa Silva é entrevistada por uma emissora de televisão e aborda questões advindas da prática do bullying, mostrando mecanismos para detectar e combatê-lo, alertando sobre o preconceito e desconhecimento que a maioria das pessoas ainda apresenta, além de mostrar as diversas interfaces dentro dos ambientes onde a prática do bullying vem se tornando rotina. Na sequência, a Coordenadora Pedagógica do Projeto, Eliana Gomes da Silva, falou sobre os mecanismos que estão sendo desenvolvidos em Ourinhos para que o tema “Cultura da Paz” seja de fato entendido não só pelos alunos, mas principalmente, por educadores, pais e comunidade. “É fundamental que os pais se tornem verdadeiros parceiros no processo educacional a que seus filhos estão sendo submetidos, porque facilita a integração deles, além de equacionar um grave problema vivido nas escolas que é a falta de interesse dos pais quanto à educação que seus filhos recebem na escola”, concluiu a psicóloga. Vários educadores presentes se manifestaram após a exposição, querendo saber quais instrumentos foram utilizados para definir o projeto e de possibilidades reais de mudar os ambientes escolares com ações que o projeto introduziu. Todos foram unânimes em afirmar que é preciso insistir na mudança de comportamento de todos que fazem parte do ambiente escolar, investindo na mudança de hábitos e na introdução e sedimentação do respeito, da solidariedade, da amizade e de tantos outros comportamentos amistosos.

Divulgação do Projeto

A divulgação do Projeto “A Cultura da Paz” foi outro quesito abordado, apontando a necessidade da divulgação nas escolas, na mídia e em todos os lugares possíveis, procurando atingir o maior número de pessoas possível. Com este intuito foi criado um blog na internet: culturadapazourinhos.blogspot.com. que disponibiliza as ações do projeto, além de servir de fonte de pesquisa, já que muitas informações foram colocadas através de links, que podem ser acessados, colados, copiados, de acordo com o interesse.

Projeto “A Cultura da Paz” em Ourinhos

O Projeto “A Cultura da Paz” foi implantado em Ourinhos no início deste ano, por iniciativa do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social e a AMO-SIM (Associação Mirim de Ourinhos - Serviço de Integração de Meninas), tendo como patrocinador a Petrobrás. O projeto tem como dinamizadores os psicopedagogos da Rede Municipal de Ensino, cujo público-alvo é composto por alunos, professores, pais e toda a comunidade.

Publicidade

Parceiros