PÚBLICO PRESTIGIA 4º SEMINÁRIO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Prefeitura M. de Ourinhos 17/06/2011 - 15:25:51 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Programa Pró-Menino e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu na última quarta-feira, 15, no Teatro Municipal Miguel Cury, o 4º Seminário de Combate ao Trabalho Infantil. O evento contou com a presença de 200 pessoas e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho. O Seminário teve uma palestra proferida pelo Coordenador de Projetos de Capacitação de Atores Sociais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente e membro do CEATS (Centro de Empreendedorismo e Administração em Teceiro Setor) e Consultor da Fundação Telefônica, Antônio Propércio de Rezende e teve como objetivo manter aberta a discussão sobre o Trabalho Infantil, sensibilizar e envolver os atores sociais no Combate a esse fenômeno e, sobretudo, buscar estratégias e alternativas de mudança deste quadro de exploração e exclusão. Estiveram presentes ao evento, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Fernandes, Diretores, Coordenadores e Professores da Rede Municipal de Ensino; funcionários da Secretaria de Assistência Social e da Rede Socioassistencial; entre outras autoridades.

Importância do Evento

A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Fernandes ressaltou a importância da realização do Seminário. “Este evento, é uma das ações de combate ao Trabalho Infantil, em que nós, enquanto Poder Público exercemos o papel de contribuir para garantir à proteção integral das crianças e adolescentes”, disse. Segundo Belkis, a promoção deste debate é muito importante para que se consiga desmistificar o conceito cultural existente de que começar a trabalhar cedo “é bom”, baseado em exemplos de pessoas que fizeram isto e alcançaram o sucesso profissional em suas vidas. “É necessário que se perceba que a realidade em que vivemos hoje, é completamente diferente e o mais importante é garantir às crianças e adolescentes, o acesso a aprendizagem, a cultura e ao esporte, que serão determinantes para terem um bom desenvolvimento e um futuro melhor para suas vidas”, concluiu.

A Palestra

Durante a palestra, Antônio Propércio falou sobre a situação atual do trabalho infantil no Brasil e no Mundo e apresentou um vídeo sobre trabalho infantil, produzido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Por fim, foi feita uma enquete entre o público participante sobre quem havia trabalhado com idade inferior aos 16 anos de idade, dentre os quais, 58% havia trabalhado e destes, 60% conhecem pessoas que apoiam o início do trabalho com idade inferior aos 14 anos de idade.

Trabalho Infantil no Mundo

Segundo a OIT (Organização do Trabalho Infantil) mais de 100 milhões de crianças em todo o mundo trabalham em atividades perigosas. É considerado trabalho perigoso qualquer tipo de atividade que possa ser prejudicial à saúde e à integridade física e psicológica da criança, principalmente quando há regularidade e responsabilidades.

Publicidade

Parceiros