FESTAS JUNINAS E OS PERIGOS DE INCÊNDIOS E ACIDENTES COM FOGOS DE ARTIFÍCIOS

Renata Tiburcio 29/06/2011 - 13:50:19 Cidade

Por RENATA TIBURCIO

Com a chegada do período de festas juninas, o Corpo de Bombeiros de Ourinhos faz um alerta sobre os riscos de brincadeiras que podem acabar em tragédia. Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos à sociedade e ao meio ambiente. Quem orienta sobre os perigos é o sargento João Sérgio. Ele ressalta que, além disso, as condições atmosféricas adversas, como a baixa umidade relativa do ar e a temperatura característica do período, também aumentam os riscos destas atividades, pois ocasionam a desidratação da vegetação, o que facilita os incêndios nas matas e florestas.

Apesar de o índice de ocorrências de incêndios e acidentes causados por fogos e balões ser considerado pequeno, se comparado aos demais, os que acontecem são, em sua maioria, de grande gravidade.

Sérgio reforça ainda, os cuidados que devem ser tomados com os fogos de artifícios, ou seja, com as populares bombinhas e traques. A vendas desses materiais é permitida apenas para maiores de 18 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a comercialização para menores, e adverte que caso algum comerciante seja flagrado vendendo pólvora e rojões para menores, ele pode ser punido com pena de seis meses a dois anos de reclusão.

João Sergio disse que para melhor aproveitar as festas juninas, recomenda-se substituir a brincadeira de fogos por outras mais saudáveis. Mas se a pessoa insistir em usá-los, existem alguns cuidados básicos a serem tomados, tais como: jamais carregar bombinhas no bolso;
nunca acender rojões próximos ao rosto; não reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam; nunca associar bebida alcoólica com o uso de fogos e nem entregar fogos de artifício a crianças, pessoas alcoolizadas ou pessoas inabilitadas para o uso; manter as crianças afastadas do local; comprar fogos de artifício apenas em lugares especializados e evitar a aquisição junto aos clandestinos.

“Água na altura do umbigo de uma criança é sinal de perigo: com a bombinha também é a mesma situação”, comentou o sargento recordando que já atendeu ocorrência, na qual a pessoa não respeitou o principio básico de distanciamento na hora de soltar rojão, e acabou tendo parte de sua mão queimada, por isso, orientou: “todas as vezes que forem soltar rojão deve-se prende-lo em uma armação e afastar na hora de acender. Pequenos cuidados podem evitar acidentes”, disse.

Outra brincadeira que requer muito cuidado é a soltura de balões, embora Ourinhos não tenha muito essa tradição, mas mesmo assim o sargento frisa o perigo iminente da brincadeira: “Os balões são muito perigosos, pois além do risco de incêndios, são instaladas cangalhas de fogos de artifício em sua base, que podem estourar perto das pessoas ou das casas. Quando o balão sobe, ele entra em correntes de ar e é levado para locais imprevisíveis, difíceis de monitorar, podendo atingir residências, florestas, empresas ou veículos”. Informou João Sergio.

Para finalizar, o sargento fez alerta sobre a venda de fogos artifícios, que só é permitida em estabelecimentos autorizados, ou seja, com aval da entidade.

Publicidade

Parceiros