ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE OURINHOS É A ÚNICA A PARTICIPAR DA V EDIÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

Prefeitura M. de Ourinhos 29/06/2011 - 16:08:03 Cidade

No último dia 18, os alunos de robótica da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” participaram da V edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, que foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo. Entre todas as cidades participantes, apenas Ourinhos contou com representantes de uma Escola Pública Municipal, fato que foi motivo de elogios e admiração por parte dos organizadores e representantes de outras instituições participantes, que os convidaram para participar do Torneio de Robótica Juvenil que acontecerá em São Paulo, nos dias 13 e 14 de agosto. A competição contou com a participação de 29 equipes de nível I e as equipes de Ourinhos, “Tecnologia Máxima” e “Robotec”, obtiveram a 18ª e 25ª colocação respectivamente, ficando 11 posições à frente de equipes de escolas particulares que possuem mais recursos e equipamentos mais avançados.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “os professores e alunos estão de parabéns pelo desempenho e dedicação praticados nesse projeto de Robótica que mesmo com as dificuldades encontradas não desistem e sempre se prontificam a viajar e ficar muitas horas treinando”.

Projeto de Robótica em Ourinhos

Nos últimos anos, atendendo prioridade estabelecida pelo Prefeito Toshio Misato, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, incentiva a prática de aulas de robótica para os alunos da Rede Municipal a partir das séries iniciais, buscando com isso contribuir e incentivar a formação de recursos humanos na área, bem como para a construção do desenvolvimento intelectual, humano e tecnológico dos alunos.

Expansão da Robótica no Mundo

A robótica tende a se tornar uma das 10 maiores áreas de pesquisa na próxima década e, apesar de franca expansão pelo mundo, o Brasil encontra-se ainda às margens desse desenvolvimento, mantendo-se aquém no potencial para a geração de empregos, técnicas, tecnologias e produtos, devidos principalmente a falta de incentivo para a formação de recursos humanos na área. Contudo, o Brasil caminha para mudar essa situação uma vez que a USP de São Carlos será sede do primeiro Centro de Robótica do Brasil, cuja construção deverá ser concluída em 2013.


Publicidade

Parceiros