TENENTE EDUARDO CAMACHO DO 31º BPM-I ESTÁ A SERVIÇO DA UNPOL NO TIMOR LESTE

da reportagem 01/07/2011 - 13:49:57 Cidade

Na última terça-feira estive em uma localidade chamada Laisorolai, que fica em um sub-distrito chamado Quelicai. Quelicai é um dos sub-distritos do Distrito de Baucau, onde comando a United Nations Police (UNPOL). Dada a desproporção entre os territórios do Brasil e do Timor-Leste fica difícil fazer uma comparação da divisão política daqui. O que posso dizer é que o Timor é dividido em 13 Distritos como o Brasil é dividido em estados. Mas não posso dizer que comando uma área como a de um estado porque a população de Baucau é de apenas 110 mil habitantes.

Em Laisorolai ficou a base de uma operação para combater um grupo de criminosos que valiam-se da distância do local e da dificuldade de acesso para furtar animais, roubar dinheiro e cometer abusos sexuais contra o povo local. Os civis timorenses não possuem armas de fogo, então esse grupo usava katanas, machetes e pedaços de pau.

Tais ações talvez não desencadeassem a mesma reação no Brasil, mas aqui o Parlamento Nacional tomou conhecimento e facilitou a realização dessa operação de 10 dias em que 35 pessoas foram presas. Foi utilizado um efetivo de mais de 100 policiais da PNTL e a UNPOL monitorou as ações, já que a responsabilidade primária da segurança foi entregue totalmente à PNTL em março passado.

O próprio comandante geral da Polícia Nacional do Timor-Leste, Comandante Longuinhos Monteiro, esteve presente e conversamos sobre os resultados.

Não estarei aqui para o término da operação. Amanhã saio em férias, já planejadas desde meados de maio, para o Vietnã e já passei o comando o comando para Michael Young, um australiano que é meu sub-comandante.

Na foto o Comandante Monteiro ao lado do Tenente Eduardo Camacho



Publicidade

Parceiros