ORQUESTRA DO FESTIVAL REALIZA CONCERTO SÁBADO NO TEATRO MUNICIPAL

Prefeitura M. de Ourinhos 22/07/2011 - 17:02:35 Cidade

Neste sábado acontece a apresentação da Orquestra do Festival, formada durante os cinco dias do curso de Prática de Orquestra do Festival de Música de Ourinhos. A regência será do maestro João Maurício Galindo, coordenador do curso e Diretor Artístico de orquestras como a Jazz Sinfônica de São Paulo, a Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a Sinfônica Jovem do Estado.

“O mais importante para mim, mais até que o concerto, é o dia-a-dia com os alunos, ensiná-los a tocar juntos, em sincronia, fazer uma boa afinação”, afirma o maestro. João Galindo destaca a importância do trabalho em conjunto para desenvolver a habilidade de tocar, ouvir o próprio som e os sons dos outros. “Então, aprender esse trabalho de somar os sons e fazer aquilo ficar bonito em conjunto é o mais importante”, conclui.

Foi essa preocupação pedagógica que o levou a publicar em 2009, pela editora Melhoramentos, o livro ‘Música – pare para ouvir’. No livro o maestro aborda de forma didática questões como o desenvolvimento da linguagem musical, a escrita da música, a percepção da música em seus vários estilos, passando pelo desenvolvimento dos instrumentos e das técnicas de gravação. Na Rádio Cultura FM João Maurício Galindo apresenta os programas ‘Pergunte ao maestro’ e ‘Encontro com o maestro’, respondendo, sempre numa linguagem simples e direta, questões formuladas pelo público sobre o universo da música clássica.

Para a apresentação de hoje foram selecionadas peças de compositores como o russo Dimitri Chostakovitch, peça original para piano a quatro mãos. “Como percebi que tínhamos duas flautistas muito boas, fizemos então um concerto para duas flautas e cordas, de um compositor alemão do século XX que é pouco conhecido, chamado Harald Genzmer”. Galindo se refere às flautistas Larissa Gabrielle Salustiano e Rafaela de Souza Marins.

Como Luiz Gonzaga é o músico homenageado do Festival de Música, a orquestra apresentará um baião. “A música foi composta pelo maestro Edmundo Villani-Cortes, músico convidado do Festival. É uma forma de unir as duas coisas”. Para encerrar, a orquestra contará com a participação do Coro Adulto, regido pela professora Mara Campos. “Trata-se de uma peça do compositor americano John Leavitt, é um trecho de uma missa dele”, explica Mara. Segundo o maestro Galindo, a orquestração busca integrar realmente com o coro. “São poucos ensaios e eu procuro fazer a coisa com qualidade, por isso optei por um repertório mais enxuto, mas com boa qualidade”. A apresentação da Orquestra do Festival terá início às 20h30, no Teatro Municipal. Os convites devem ser retirados com antecedência.

Publicidade

Parceiros