VI CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES TEVE PARTICIPAÇÃO DE 300 PESSOAS

Prefeitura M. de Ourinhos 05/08/2011 - 15:29:47 Cidade

Foi encerrado na sexta-feira, 05, o VI Curso de Formação de Gestores e Educadores Educação Inclusiva: direito à diversidade, viabilizado através de recursos disponibilizados pela SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) e Ministério da Educação (MEC) e organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, cujo evento contou com a participação de 300 pessoas, entre representantes de 45 municípios da região e profissionais da educação do próprio município. O objetivo do Curso é garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, bem como, disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implementação nos municípios brasileiros. Além disso, efetiva um amplo projeto de formação continuada aos profissionais, garantindo um novo olhar sobre os educandos com necessidades educacionais especiais, promovendo assim uma escola que atenda a todos.

Palestras proferidas
Nos cinco dias do Curso de Formação, foram proferidas palestras com os seguintes profissionais e respectivos temas:
•“A Educação como Fator de Inclusão”: Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira (Promotor de Justiça),
•“Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”: Drª Cláudia Grabois (Advogada),
•“Marcos Legais – Direito das Pessoas com Deficiência”: Profª Adriana Sapede Rodrigues (Pedagoga),
•“Tecnologia Assistiva”: Profª Raquel Gomes,
•“Transtornos Globais do Desenvolvimento”: Profª Luci Toreli Isaltino,
•“Projeto Político Pedagógico” e “Construindo um Plano de Atendimento Educacional Especializado”: Prof. Mozart Petruy,
•“Deficiência Visual”: Profª Lia de Andrade Junqueira,
•“Deficiência Auditiva”: Profº Marco Antônio Arriens (Psicólogo),
•“Processo de Ensino e Aprendizagem de Alunos com Deficiência Mental”: Dr. Vicente José Assencio Ferreira (Neuropediatra),
•“Altas Habilidades/Superdotação”: Profº Dr. Miguel Chacon (Psicólogo) e Profº Carlos Eduardo Paulino.

Organização do evento
A cidade de Ourinhos foi escolhida para sediar o VI Curso de Formação de Gestores e Educadores Educação Inclusiva: direito à diversidade, pelo fato de ser considerada um pólo regional e para organizá-lo, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um plano de trabalho que foi enviado e aprovado pelo Ministério da Educação, que autorizou sua realização e custeou todas as despesas decorrentes do evento. Para tanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu licitação para a realização do Curso pelo MEC, sem nenhum ônus ou custo para o município. Os profissionais dos 45 municípios foram convidados a participar do Curso de Educação Inclusiva e cada município teve direito a duas inscrições. Todo o Curso foi custeado pelo MEC, desde as acomodações em hotel até a alimentação que foi servida todos os dias no café da manhã, almoço e jantar. Além disso, também foram incluídos os custos com os materiais de limpeza, materiais de divulgação e apoio, despesas com os palestrantes indicados pelo MEC, bem como transporte para os mesmos, entre outros. Devido a dificuldade de locomoção dos profissionais que participaram do evento, uma vez que a maioria deles é advinda de outros municípios da região, o MEC custeou a estadia destes participantes, além dos palestrantes, em um hotel da cidade. Estiveram presentes no Curso de Formação os representantes dos seguintes municípios: Águas de Santa Bárbara; Agudos; Alvinlândia; Arandu; Assis; Bernardino de Campos; Borebi; Cabrália Paulista; Campos Novos Paulista; Cândido Mota; Canitar; Cerqueira César; Chavantes; Echaporã; Espírito Santo do Turvo; Fartura; Fernão; Iaras; Ibirarema; Ipaussu; Itaberá; Itatinga; Lençóis Paulista; Lucianópolis; Lupércio; Lutécia; Manduri; Maracaí; Ocauçu; Palmital; Paraguaçu Paulista; Pedrinhas Paulista; Piraju; Piratininga; Pratânia; Quatá; Ribeirão do Sul; Salto Grande; Santa Cruz do Rio Pardo; São Pedro do Turvo; Sarutaiá; Tarumã; Tejupá; Timburi e Ubirajara.

Publicidade

Parceiros